Logo ENEM

Questão 71 Enem 2020 - dia 1 - Linguagens e Ciências Humanas

Carregar prova completa Compartilhe essa resolução

Questão 71

Roma

Com efeito, até a destruição de Cartago, o povo e o Senado romano governavam a República em harmonia e sem paixão, e não havia entre os cidadãos luta por Glória ou dominação; o medo do inimigo mantinha a cidade no cumprimento do dever. Mas, assim que o medo desapareceu dos espíritos, introduziram-se os males pelos quais a prosperidade tem predileção, isto é, a libertinagem e o orgulho.

SALÚSTIO. A conjuração de Catillina/A guerra de Jugurta. Petrópolis:
Vozes, 1990(adaptado)

O acontecimento histórico mencionado no texto de Salústio, datado de 1 a.C., Manteve correspondência com o processo de



a)

demarcação de terras públicas.

b)

imposição da escravidão por dívidas.

c)

restrição da cidadania por parentesco.

d)

restauração de instituições ancestrais.

e)

expansão das fronteiras extrapeninsulares.

Resolução

a) Incorreta. Embora o contexto da República Romana também envolva as tensões sobre a propriedade da terra, é incorreto afirmar que havia um interesse central nesse contexto para demarcação das terras públicas. Nesse período, debatia-se acerca do acesso às terras conquistadas, repassadas preferencialmente para patrícios e generais do exército, o que favorecia uma forte concentração fundiária. Tal modelo de repasse das terras gerou uma forte crise social no período final da República Romana, já que os pequenos proprietários plebeus não tinham condições de competirem com os grandes latifúndios patrícios produzidos por braços escravos, resultado direto da expansão experimentada nesse contexto.
b) Incorreta. A conquista de Cartago e a Expansão Romana resultaram na entrada de um grande contingente de escravos capturados nas guerras, abastecendo o mercado interno de Roma e reduzindo a importância da chamada "escravidão por dívidas", instituição bastante contestada pelos plebeus. Como resultado de ambos os elementos, a escravidão por dívidas foi abolida ainda de Roma ainda em 326 a.C., ao contrário da suposta "imposição" sugerida pela alternativa.
c) Incorreta. Não é possível afirmar que há uma relação direta entre as Guerras Púnicas e a restrição de cidadania por parentesco em Roma. Inicialmente, a cidadania era garantia fundamentalmente aos habitantes livres e homens da cidade de Roma, tornando-se mais abrangente conforme o processo de expansão avançava. Por exemplo, quando alguma região aceitava a incorporação pacífica aos domínios romanos, os membros da elite local eram agraciados com a cidadania romana, mesmo sem apresentarem quaisquer parentescos diretos com os outros cidadãos da República Romana.
d) Incorreta. As Guerras Púnicas e a Expansão Romana não levaram à restauração de instituições antigas de Roma, mas sim, no longo prazo, à crise do sistema político republicano. Contudo, tal crise resultou num novo modelo de organização romana, o Império, e não o resgate de práticas tidas como "ancestrais" daquela civilização.
e) Correta. O evento histórico mencionado (Guerras Púnicas) é tradicionalmente compreendido como um episódio inicial da chamada Expansão Romana, que resultou num acelerado processo de incorporação de novos territórios aos domínios de Roma. Com a Conquista de Cartago, os romanos garantiram o controle de importantes rotas marítimas no Mediterrâneo, facilitando o acesso, a conquista e a colonização de áreas além da Península Itálica, consolidando um alargamento das fronteiras de Roma para além dessa região.