Logo ENEM

Questão 76 Enem 2020 - dia 1 - Linguagens e Ciências Humanas

Carregar prova completa Compartilhe essa resolução

Questão 76

Reforma Protestante

Dois grandes eventos históricos tornaram possível um caso como o de Menocchio:  a invenção da Imprensa e a Reforma. a imprensa que permitiu confrontar os livros com a tradição oral em que havia crescido ele forneceu as palavras para organizar o amontoado de ideias e fantasias que nele conviviam. A reforma lhe deu audácia para comunicar o que pensava ao padre do Vilarejo, conterrâneos, inquisidores - mesmo  não tendo conseguido dizer tudo diante do papa, dos cardeais e dos príncipes, como queria.

GINZBURG , C. O queijo e os vermes:  o cotidiano e as ideias de um moleiro perseguido pela Inquisição.  São Paulo:  Cia.  das Letras,  2006.

Os acontecimentos históricos citados ajudaram esse indivíduo, no século XVI,  a repensar a visão católica do mundo ao possibilitarem a



a)

consulta pública das bibliotecas reais.

b)

sofisticação barroca do ritual litúrgico.

c)

aceitação popular da educação secular.

d)

interpretação autônoma dos textos bíblicos.

e)

correção doutrinária das heresias medievais.

Resolução

A questão utiliza como base um trecho do livro O Queijo e os Vermes, escrito pelo historiador italiano Carlo Ginzburg e publicado em 1976. A partir de arquivos da Inquisição, Ginzburg reconstroi a história de Menocchio, um moleiro da região do Friuli, que viveu no século XVI e foi condenado por heresia, tendo sido executado em 1599. O motivo da condenação foi a interpretação pouco ortodoxa sobre a origem do mundo, as religiões e a fé que Menocchio realizou e divulgou, visões que entravam em choque com a doutrina e com os dogmas da Igreja Católica.
a) Incorreta. No século XVI não havia a possibilidade de consulta pública às bibliotecas reais, de forma que a reinterpretação da visão católica do mundo não teve como fontes ou inspiração as coleções de livros dos reis.
b) Incorreta. O estilo Barroco começou a se desenvolver no século XVI, período em que Menocchio viveu e atuou. Porém, esse estilo artístico, muitas vezes identificado com a Contrarreforma, consiste na reafirmação dos valores da Igreja Católica e de seus dogmas, ao invés de um questionamento ou de uma nova interpretação sobre esses artigos doutrinários. Como a atividade do moleiro foi centralizada em torno do questionamento, não é razoável dizer que a sofisticação barroca do ritual litúrgico cristão fez parte desse questionamento.
c) Incorreta. Na Idade Moderna ainda é bastante presente a educação religiosa, não sendo viável identificar a mudança na visão de mundo católica a um consenso popular em torno da educação secular, ou não-religiosa. O ensino laico iria ganhar importãncia ao longo dos séculos, inclusive no referente ao ensino básico, mas, no período em questão, a educação religiosa ainda possui papel central.
d) Correta. Alguns dos princípios da Reforma Protestante defendem a interpretação dos textos religiosos por parte do fiel, sem intermediários. Na doutrina católica era usual que a autoridade religiosa servisse como intérprete dos textos. Nesse sentido encontra-se também a defesa da tradução da Bíblia para as línguas locais e a realização do culto em vernáculo. A imprensa, por sua vez, permite o aumento da circulação de textos e de ideias. Esses elementos possibilitam que Menocchio, homem simples alfabetizado e de grande imaginação e criatividade, use o que leu nos livros como ponto de partida para a elaboração de ideias próprias sobre questões fundamentais da nossa existência. Além da influência que a leitura possui em sua atividade, o espírito de questionamento da época também pode ter sido um motivador para que o moleiro divulgasse suas ideias peculiares - e heréticas para a Igreja - primeiramente entre as pessoas de sua vila, como seus vizinhos e o padre local (que lhe emprestava livros) e posteriormente entre autoridades religiosas, como os inquisidores. 
e) Incorreta. Uma heresia, por definição, é algo que se desvia do que foi definido pela doutrina da Igreja. Acontecimentos como a invenção da imprensa e a Reforma não agem no sentido de corrigir heresias medievais, mas sim acabam por possibiltar novos questionamentos, que poderiam, por sua vez, ser interpretados como novas heresias. Então, ao invés de corrigirem heresias medievais, esses eventos colaboraram para o surgimento de novas doutrinas, agora modernas, algumas das quais podem ser reavalições de questionamentos já realizados ao longo do período medieval.