Logo ENEM

Questão 77 Enem 2020 - dia 1 - Linguagens e Ciências Humanas

Carregar prova completa Compartilhe essa resolução

Questão 77

Cartografia Geral Orientação (rosa-dos-ventos)

“Devo estar chegando perto do centro da Terra. Deixe ver:  deve ter sido mais de seis mil quilômetros, por aí…” (como se vê,  Alice tinha aprendido uma porção de coisas desse tipo na escola, embora essa não fosse uma oportunidade lá muito boa de demonstrar conhecimentos, já que não havia ninguém por perto para escutá-la, em todo caso era bom praticar um pouco) "…  sim, deve ser mais ou menos essa a distância…  mas então qual seria a latitude ou longitude em que estou?” (Alice não tinha a menor ideia do que fosse latitude ou longitude, mas achou que eram palavras muito imponentes).

CARROLL, L. Aventuras de Alice:  no País das Maravilhas, através do espelho e outros textos. São Paulo: Summus, 1980.

O texto descreve uma confusão da personagem em relação



a)

ao tipo de projeção cartográfica.

b)

aos contornos dos fusos horários.

c)

à localização do norte magnético.

d)

aos referenciais de posição relativa.

e)

as distorções das formas continentais.

 

Resolução

O trecho do livro "Alice no país das maravilhas" apresenta uma dificuldade clara de sua personagem principal quanto a sua localização: “Alice não tinha a menor ideia do que fosse latitude e longitude, mas achou que eram palavras importantes...” Quando o texto faz referência à distância e a longitude e latitude, ele revela elementos geográficos básicos de localização e orientação espacial. Sendo assim, pode-se discorrer que:

a) Incorreta. As citações textuais fazem referência a elementos de localização e orientação cartográfica, não aos mapas e projeções, pois estas são técnicas utilizadas em representações cartográficas a fim de projetar a superfície terrestre  tridimensional em uma superfície bidimensional (planisfério).

b) Incorreta. O texto não se refere a fusos horários, sistema de distribuição das diferentes horas a partir do estabelecimento de diferentes fusos no planeta, que variam de 15º em 15º de longitude. Dessa forma, a cada 15º na superfície, têm-se uma hora diferente, algo que não ocorre na situação vivenciada pela personagem.

c) Incorreta. O polo magnético ajuda na localização geográfica a medida em que determina o funcionamento das bússolas. Porém, o excerto não traz as dificuldades com a orientação das bússolas, mas sim a percepção do deslocamento sobre um determinado espaço (caminho).

d) Correta.  Como mencionado, Alice está está desorientada e confusa em relação a posições latitudinais e longitudinais e à própria noção de posição relativa no planeta, o que torna tal alternativa correta.

e) Incorreta. As citações textuais fazem referência a elementos de localização e orientação cartográfica, não aos mapas, projeções e possíveis deformações dos continentes.