A arte pré-histórica africana foi incontestavelmente um veículo de mensagens pedagógicas e sociais. Os San, que constituem hoje o povo mais próximo da realidade das representações rupestres, afirmam que seus antepassados lhe explicaram sua visão do mundo a partir desse gigantesco livro de imagens que são as galerias. A educação dos povos que desconhecem a escrita está baseada sobretudo na imagem e no som, no audiovisual.
KI-ZERBO , J. A arte pré-histórica africana. In: KI-ZERBO, J.(Org.)
História geral da África, I: metodologia e pré-história da África.
Brasília: Unesco, 2010.
De acordo com o texto, a arte mencionada é importante para os povos que a cultivam por colaborar para o(a)
a) |
transmissão dos saberes acumulados. |
b) |
expansão da propriedade individual. |
c) |
ruptura da disciplina hierárquica. |
d) |
surgimento dos laços familiares. |
e) |
rejeição de práticas exógenas. |
a) Correta. O texto traz uma reflexão sobre uma produção artística pré-histórica que tinha como característica os registros dos dias de seus artistas e, por conta disso, era possível aprender com tais imagens, permitindo acúmulos de saberes.
b) Incorreta. Na produção artística pré-histórica, são encontradas representações relativas ao cotidiano, como caçadas, danças e suas relações sociais. Não há elementos envolvendo propriedade individual.
c) Incorreta. A arte que se relaciona com uma ideia de hierarquia é posterior ao período pré-histórico, portanto, tal temática não foi abordada nesse contexto.
d) Incorreta. De fato as pinturas primitivas representam as relações das pessoas daquele tempo, entretanto, como o texto aborda a ideia de mensagens pedagógicas com explicações de suas visões de mundo, o conceito mais importante aqui é a transmissão de saberes.
e) Incorreta. Sendo produções primitivas, é possível afirmar que seus artistas utilizavam tudo aquilo que conhecia e, portanto, não rejeitavam nenhuma prática.