O Monte Everest é o pico mais elevado do planeta, localizado na cordilheira do Himalaia, na fronteira da China e Nepal, com 8.848 metros de altitude. Possui cinco estações meteorológicas em diferentes altitudes funcionando desde 2019, entre elas a estação mais elevada do planeta (8.430 m), que registra dados valiosos para a climatologia. Esse projeto foi liderado pelo Dr. Paul Andrew Mayewski, geógrafo e climatologista, cuja equipe projetou e treinou por meses para instalar a estação meteorológica em tal condição adversa em menos de 90 minutos.
Disponível em https://www.climadeensinar.com.br/. Adaptado.
A dificuldade de instalação da estação na altitude citada deve-se
a) |
às elevadas condições de umidade provenientes do derretimento de neve. |
b) |
à ocorrência de chuvas intensas, que aumentam os riscos de avalanches. |
c) |
às temperaturas reduzidas e à baixa concentração de oxigénio nessa altitude. |
d) |
aos dias mais curtos nessa altitude, o que reduz o brilho solar. |
e) |
à elevada pressão atmosférica, que produz ventos intensos nessa altitude. |
a) Incorreta. Na altitude retratada no enunciado, os níveis de umidade são baixíssimos sendo que, raramente, há ocorrência de pluviosidade na região em que a estação mais elevada foi instalada devido ao congelamento do vapor d'água na atmosfera que gera nevascas em todas as épocas do ano. Importante ressaltar que as temperaturas médias nas altitudes acima de 8 mil metros são de aproximadamente -40ºC no inverno (podendo atingir mínimas de -60ºC) e -15º nas estações mais quentes.
b) Incorreta. Como já mencionado, não ocorrem chuvas intensas na área em questão. Além disso, as avalanhes são provocadas por instabilidades geológicas e geomorfológicas associadas a tremores e à dinâmica de derretimento e deslocamento de volumosos aportes de neve em áreas muito íngremes.
c) Correta. A altitude é um fator climático que interfere diretamente na temperatura e na pressão atmosférica sendo que, quanto maior a altitude, menor será a temperatura e a pressão. Isso ocorre porque o ar fica rarefeito, ou seja, há menor concentração de gases na atmosfera a medida que a altitude aumenta, fazendo com que a disponibilidade de oxigênio seja baixa e imponha dificuldades à exploração e ocupação do Everest, como o fato retratado no texto do enunciado.
d) Incorreta. Os dias mais curtos não se vinculam ao fator altitude, mas sim à latitude de um dado local de tal forma que, durante o inverno em locais com latitudes elevadas, os dias serão extremamente curtos. Isso ocorre devido à inclinação do eixo terrestre em relação ao plano da órbita em torno do Sol, que expõe latitudes mais elevadas (notadamente as regiões polares) a poucos períodos de luminosidade durante o inverno.
e) Incorreta. Como mencionado, quanto maior a altitude, menor será a pressão atmosférica devido à redução da coluna de ar e menor concentração de gases em relação à superfícies montanhosas que são muito elevadas.