Logo FUVEST

Questão 23 Fuvest 2021 - 1ª fase

Carregar prova completa Compartilhe essa resolução

Questão 23

Biomas Brasileiros

Segundo o Atlas de Serpentes Brasileiras, a jararaca (nome científico Bothrops jararaca) encontra-se com as ocorrências registradas em uma extensa faixa do Brasil relativa a diferentes Biomas, onde se alimenta de anfíbios, roedores e outros animais. A espécie ocorre nas áreas apontadas, sendo encontrada em zonas florestadas ou modificadas pela ação humana.

Brasil: Distribuição da Bothrops jararaca

• Ocorrências da Especie (Bothrops jararaca)
Fonte: Atlas de Serpentes Brasileiras (2019) e IBGE (2020).
Adaptado.

Sobre as serpentes Bothrops jararaca e os principais biomas de ocorrência, é correto afirmar:



a)

São típicas das áreas que alcançam até 500 m de altitude, nos Biomas do Pantanal, Pampa, Cerrado e Caatinga; as áreas do Pampa são as mais degradadas do país em função da urbanização crescente, ameaçando a ocorrência da jararaca.

b)

São generalizadas nos mais diversos biomas, concentrando- se na Caatinga; esse bioma encontra-se atualmente como o mais ameaçado pela expansão das fronteiras agrícolas na produção para exportação.

c)

São típicas das áreas mais planas da faixa leste do Brasil, cujos terrenos são recobertos pelo Bioma do Cerrado; a ocorrência desta espécie deve-se às áreas com ocupação humana, o que atrai ratos que fazem parte da alimentação da jararaca.

d)

Possuem área de ocorrência restrita ao Bioma da Amazônia, caracterizado pela ocorrência de sapos; nesse bioma, as planícies fluviais favorecem a proliferação da jararaca.

e)

São típicas da Mata Atlântica, podendo ocorrer também em áreas de Pampa, Cerrado e Caatinga e ocupar terrenos que alcançam até 1000 m de altitude; o Bioma da Mata Atlântica encontra-se atualmente ameaçado pela ocupação humana.

 

Resolução

As jararacas (Bothrops jararaca) são serpentes peçonhentas pertencentes à família Viperidae, cujo veneno apresenta ação proteolítica, hemolítica e coagulante. Elas se alimentam principalmente de pequenos roedores e apresentam hábito noturno, permanecendo escondidas em meio à vegetação durante o dia. As jararacas causam a maior parte dos acidentes ofídicos (picadas) no Brasil todos os anos, o que pode ser explicado por três fatores principais:

  1. A área de distribuição geográfica da espécie, que apresenta grande sobreposição com regiões muito povoadas no Brasil (Sul, Sudeste e Nordeste do país);
  2. O seu comportamento de se camuflar em meio à vegetação e não emitir avisos quando intrusos se aproximam, sendo o seu bote a sua principal forma de defesa;
  3. A dentição solenóglifa, caracterizada pela presença de ductos nas presas localizadas na região anterior da boca (caninos), o que aumenta a eficiência da inoculação da peçonha (veneno).

A área de distribuição geográfica das jararacas se estende pelo Sul, Sudeste e Nordeste do Brasil, tanto em áreas de altitudes baixas/moderadas, quanto em áreas um pouco mais elevadas. Assim sendo, as jararacas ocupam tanto áreas de florestas tropicais densas e perenes, como é o caso de algumas formações da Mata Atlântica (ombrófila densa), quanto áreas de savanas, campos e vegetação adaptada a ambientes secos, como é o caso do Cerrado strictu sensu, dos Pampas e até da Caatinga. Posto isso, é possível afirmar que:

a) Incorreta. Observa-se que as jararacas não estão presentes no Pantanal, localizado nos estados do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Além disso, sua distribuição não se restringe a altitudes de 500m, pois nota-se ocorrência dessa espécie em áreas mais elevadas também.

b) Incorreta. De acordo com os mapas apresentados, a concentração das jararacas se dá no bioma Mata Atlântica. Não há relação de sua área de distribuição com a expansão das fronteiras agrícolas recentes, pois estas se localizam no sul da Amazônia e em áreas de Cerrado do Nordeste, locais em que a espécie mencionada não está presente.

c) Incorreta. As áreas mais a leste do território brasileiro são majoritariamente dominadas pela Mata Atlântica e não pelo Cerrado, fato que invalida essa alternativa. Embora a alimentação da jararaca inclua roedores, ela não é uma espécie urbana, mas encontrada predominantemente em matas, áreas periféricas das cidades e ambientes rurais.

d) Incorreta. De acordo com os mapas apresentados, a jararaca não se faz presente no bioma Amazônia.

e) Correta. Como demonstrado pelos mapas e já afirmado, a distribuição das jararacas ocorre nos biomas Pampas, Cerrado, Mata Atlântica e Caatinga, em áreas de menor e maior altitude, com presença dessa espécie tanto em matas fechadas e ambientes arbustivo-herbáceos, quanto em áreas rurais.