Logo FUVEST

Questão 25 Fuvest 2021 - 1ª fase

Carregar prova completa Compartilhe essa resolução

Questão 25

Poluição das águas e do solo

O tempo de decomposição dos diferentes resíduos sólidos condiciona a destinação de cada tipo, visando a diminuir os impactos ambientais causados por seu descarte. O gráfico mostra dois grupos de resíduos sólidos (X e Y) produzidos pela população humana, com diferentes tempos de decomposição.

Com base nessas informações e nos seus conhecimentos, é correto afirmar que as

Note e adote:
Considere que os resíduos dos grupos X e Y foram expostos às mesmas condições, sem decomposição acelerada.

 



a)

garrafas PET fazem parte do grupo Y, e sua destinação recomendada é o reuso e a reciclagem.

b)

embalagens de papel fazem parte do grupo Y, e sua destinação recomendada é a incineração.

c)

garrafas PET fazem parte do grupo X, e sua destinação recomendada é o aterro sanitário.

d)

embalagens de papel fazem parte do grupo Y, e sua destinação recomendada é o reuso e a reciclagem.

e)

garrafas de vidro fazem parte do grupo X, e sua destinação recomendada é a incineração.

Resolução

Os resíduos sólidos são todos os materiais descartados, que chegaram ao final de sua vida útil, sendo gerados pelas residências, pelas indústrias, pelo setor de serviços, pelos hospitais e pela atividade agrícola. Todos esses materiais podem ser classificados em dois grandes grupos: perigosos e não perigosos. Dentre os resíduos perigosos, que exigem descarte especial por poder oferecer riscos à saúde da população e ao meio ambiente, estão, por exemplo, lixo hospitalar, produtos corrosivos, materiais radioativos etc. Os resíduos não perigosos constituem a maior parte dos resíduos sólidos gerados todos os anos no país, como entulho, areia, sucata de ferro, lixo orgânico, plásticos, vidro, metais e papel.

A destinação adequada dos resíduos sólidos está descrita em uma série de leis e normas específicas, sendo a principal delas a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS). De acordo com a PNRS, os resíduos sólidos gerados no Brasil podem ser reutilizados, reciclados, podem passar por compostagem, recuperação, aproveitamento energético ou ainda podem ter outras destinações. A destinação de resíduos sólidos que não podem ser reciclados, por exemplo, pode ser os aterros sanitários ou a incineração, dependendo de como eles são classificados.

Antes da destinação final dos resíduos sólidos, eles devem ser separados em recicláveis e não recicláveis. Os resíduos recicláveis (plástico, papel, metal e vidro) devem ser encaminhados para usinas de reciclagem ou vendidos para organizações que irão reutilizar o material. Os resíduos não recicláveis podem seguir para aterros sanitários, como lixo doméstico, entulhos da construção civil ou resíduos do processo tratamento de esgoto, ou podem ser incinerados, como acontece com resíduos hospitalares e com resíduos industriais perigosos, como, por exemplo, os defensivos agrícolas.

a) Correta. As garrafas PET são constituídas de polietileno (plástico), de forma que sua destinação apropriada devem ser as usinas de reciclagem. Os plásticos que formam as garrafas PET são resíduos sólidos que demoram mais de 200 anos para se decompor na natureza (grupo Y).

b) Incorreta. As embalagens de papel devem ser destinadas às usinas de reciclagem, pois são materiais que podem ser reutilizados ou processados para se produzir novos produtos. As embalagens de papel são resíduos sólidos que demoram mais de 1 a 4 meses para se decompor na natureza (grupo X).

c) Incorreta. Conforme explicado na alternativa A.

d) Incorreta. Conforme explicado na alternativa B.

e) Incorreta. O vidro é formado por dióxido de silício e a sua destinação adequada devem ser as usinas de reciclagem, onde ele será quebrado em partes minúsculas, moído e usado para se produzir um novo vidro. Como o vidro não constitui alimento para os seres vivos decompositores, como bactérias e fungos, ele apresenta um tempo de decomposição indeterminado, podendo levar de milhares a milhões de anos (grupo Y).