Logo FUVEST

Questão 30 Fuvest 2021 - 1ª fase

Carregar prova completa Compartilhe essa resolução

Questão 30

Morfologia (Cnidária) Poluição Atmosférica Equilíbrio Ácido

O gás carbónico atmosférico reage com a água do mar conforme detalhado em (I):

(I)  CO2+H2OH2CO3HCO3-+H+

As condições ambientais causadas pelo aumento de gás carbónico na atmosfera influenciam em processos caracterizados pela reação (II) durante o desenvolvimento de diversos organismos marinhos:

(II) Ca2++CO32-CaCO3

Tendo por base essas afirmações, assinale a alternativa correta:



a)

O processo (I) resulta em diminuição da alcalinidade da água do mar, comprometendo a estruturação de recifes por interferir na formação dos esqueletos calcários dos corais, conforme a reação (II).

b)

O processo (I) resulta em aumento da alcalinidade da água do mar, comprometendo processos de contração muscular de vertebrados marinhos por diminuir o cálcio livre disponível, como demonstrado em (II).

c)

O processo (I) não altera a alcalinidade da água do mar, mas compromete o processo de formação de conchas de moluscos marinhos, nos quais a estrutura básica é o carbonato de cálcio, produto da reação (II).

d)

O processo (I) resulta em diminuição da alcalinidade da água do mar, aumentando o pH e beneficiando o processo demonstrado em (II), o que favorece o crescimento de recifes de algas calcárias.

e)

O processo (I) resulta em aumento da alcalinidade da água do mar, beneficiando os processos de fermentação por bactérias marinhas em regiões de recifes de coral, que são formados pelo processo (II).

Resolução

A queima de combustíveis fósseis, as alterações no uso da terra e o desmatamento são fatores que têm contribuído para a intensificação do efeito estufa nos últimos 200 anos. Essa intensificação ocorre devido ao aumento da concentração atmosférica de gás carbônico (CO2), o qual tem a capacidade de absorver e reemitir de volta para a Terra a radiação infravermelha refletida pela superfície do planeta.

O excesso de CO2 que é anualmente despejado no ambiente não se limita à atmosfera terrestre, sendo também dissolvido nas águas dos oceanos. No ambiente aquático, o CO2 reage com moléculas de água, formando ácido carbônico (H2CO3). Esse ácido sofre ionização formando íons H+ e bicarbonato (HCO3-), conforme mostrado na equação:

CO2+H2OH2CO3HCO3-+H+

O aumento da concentração de H+ no ambiente aquático, ocasionado pela ionização do ácido carbônico, promove o deslocamento do equilíbrio da seguinte reação para a direita:

 

CO32- + H+  HCO3-

Dessa forma, a concentração do íon carbonato (CO32-) diminui, enquanto a concentração do íon bicarbonato (HCO3-) aumenta. Porém, conforme mostrado na reação (II), os animais marinhos que constroem esqueletos de calcário (CaCO3) dependem do íon carbonato como reagente:

Ca2+ + CO32-  CaCO3

Assim, como os animais marinhos que constroem esqueletos de calcário não conseguem utilizar bicarbonato como substrato, a disponibilidade do íon carbonato é essencial para o processo de formação de estruturas calcárias nesses animais. Dentre eles, podemos citar as esponjas que possuem espículas calcárias, os corais construtores de recifes, os moluscos que possuem conchas calcárias, como bivalves, gastrópodes e os náutilos (cefalópodes), os crustáceos que possuem calcário impregnado em seu exoesqueleto e os equinodermos, possuidores de endoesqueleto. Conforme a taxa de formação de seus esqueletos diminui, esses animais se tornam mais vulneráveis aos seus predadores naturais e perdem o suporte estrutural necessário à sua sobrevivência. Consequentemente, em um futuro próximo, haverá uma redução substancial no tamanho das populações dessas espécies, as quais podem ser levadas à extinção e impactar tragicamente o ecossistema aquático

a) Correta. O processo (I) resulta em aumento da concentração de H+, ou seja, redução do pH ou da alcalinidade da água do mar. A diminuição do pH leva à redução da disponibilidade de íons carbonato para a construção dos esqueletos calcários.

b) Incorreta. O processo (I) resulta em aumento da concentração de H+, ou seja, redução do pH ou da alcalinidade da água do mar. Embora a concentração de íons carbonato seja afetada, a concentração de cálcio não é reduzida.

c) Incorreta. O processo (I) resulta em aumento da concentração de H+, ou seja, redução do pH ou da alcalinidade da água do mar. A formação das conchas dos moluscos marinhos é comprometida, uma vez que a disponibilidade de íons carbonato é reduzida.

d) Incorreta. O processo (I) resulta em aumento da concentração de H+, ou seja, redução do pH ou da alcalinidade da água do mar. A consequente redução da disponibilidade de íons carbonato prejudica o crescimento de recifes de algas calcárias e de animais que possuem esqueleto formado por CaCO3.

e) Incorreta. O processo (I) resulta em aumento da concentração de H+, ou seja, redução do pH ou da alcalinidade da água do mar. O processo de fermentação realizado por bactérias marinhas não está relacionado à produção de estruturas calcárias pelos animais.

Obs: A alcalinidade de um sistema se refere a capacidade das espécies presentes reagirem com ácidos fortes.  Quanto maior a concentração de íons HCO3- e CO32- maior alcalinidade, pois esses íons são capazes de reagir com H+ adicionado impedindo grandes variações de pH.