Logo FUVEST

Questão 35 Fuvest 2021 - 1ª fase

Carregar prova completa Compartilhe essa resolução

Questão 35

Conquista da América

A exploração da prata americana pelos espanhóis no século XVI teve grande importância na história mundial porque



a)

incentivou a exploração metálica em outras regiões do globo, como Austrália e Ásia, além de facilitar a Revolução Industrial inglesa.

b)

contribuiu para o declínio do império asteca, além de causar impacto ambiental no litoral da América com a formação de cidades em áreas até então despovoadas.

c)

acelerou a extinção de formas de acúmulo de capital mercantil em escala global, substituindo-o pelo capital industrial e financeiro.

d)

conectou o continente americano com partes do extremo oriente, onde a prata também era explorada, além de atrair grandes contingentes de africanos escravizados ao Caribe.

e)

aumentou a circulação de moeda nas redes mundiais da economia europeia, além de impactar as estruturas sociais indígenas pelo crescimento da exploração de seu trabalho.

 

 

Resolução

a) Incorreta. É incorreto afirmar que a exploração da prata na América incentivou a exploração metálica em regiões como a Austrália e a Ásia. Vale ressaltar que a Áustrália só foi colonizada no século XVIII. Além disso, essa atividade também não esteve diretamente relacionada com a Revolução Industrial inglesa. Esse processo na Inglaterra teve relação com o ouro explorado no Brasil no século XVIII, devido ao Tratado de Methuen assinado entre Portugal e Inglaterra em 1703. 
b) Incorreta. Após chegarem à América, várias expedições foram organizadas no século XVI, pela coroa espanhola, com intuito de reconhecer e tomar posse das terras americanas. Dentre as várias expedições, uma delas, comandada por Hérnan Cortes, em 1519, saiu de Cuba e desembarcou na península do Iucatã (México). A partir daí, um grande massacre foi promovido contra a nobreza asteca e a guerra tornou-se inevitável, sendo a capital tomada em 1521. Nesse sentido, podemos considerar que a busca pelo reconhecimento e exploração das terras contribuiu para esse declínio, mas não especificamente a exploração da prata. Vale ressaltar que as principais minas de prata, localizadas no cerro de Potosí (Bolívia) foram encontradas somente em 1545. É incorreto também afirmar que causaram impacto com a formação de cidades em áreas despovoadas, pois, de modo geral, os espanhois estabeleceram sua estrutura administrativa em locais que já eram grandes centros dos povos mesoamericanos. 
c) Incorreta. Não podemos afirmar que a exploração de prata acelerou a extinção de formas de acúmulo de capital mercantil, tendo em vista que o metalismo (acúmulo de metais preciosos) é uma das características fundamentais do Mercantilismo, modelo econômico predominante na Europa Moderna (entre os séculos XV e XVIII). 
d) Incorreta. O continente americano se conectou principalmente com a Europa e a África nesse período, devido às práticas econômicas resultantes da colonização espanhola. Além disso, a mineração apoiava-se no trabalho indígena, de modo que negros tinham uma participação pequena à época, sendo incorreto portanto afirmar que essa atividade atraiu  grandes contingentes de africanos escravizados. 
e) Correta. Entre o século XVI e XVIII, aproximadamente 300 toneladas anuais de prata saíram das colônias americanas da Espanha e foram para os portos espanhóis, principalmente Sevilha. Uma vez que a América não absorveu toda essa quantidade de metais e eles foram para a Europa, esse processo ocasionou a chamada "Revolução dos Preços", um processo de alta inflação na Europa causado pela ampliação da quantidade de metais circulando. A exploração dos indígenas foi essencial para a exploração dos metais, sendo caracterizado pelo trabalho forçado e a escravidão. As mortes dos indígenas tornaram-se uma constante no cotidiano dos colonos, que substituíam com facilidade os nativos, capturando outros.