Logo FUVEST

Questão 38 Fuvest 2021 - 1ª fase

Carregar prova completa Compartilhe essa resolução

Questão 38

Cabanagem

A Cabanagem foi uma revolta social ocorrida no norte do Brasil entre 1835 e 1840 e se insere em um contexto frequentemente chamado de "Período Regencial". Trata-se de uma revolta que, junto a outras do mesmo período, tipifica



a)

o impacto, no Brasil, de conflitos de fronteira com os países hispânicos recém-formados na América.

b)

a expansão de interesses imperialistas franceses e alemães em meio à geopolítica da Segunda Revolução Industrial.

c)

a capacidade negociadora das elites imperiais em evitar que questões regionais desembocassem em conflitos armados.

d)

a persistência, no contexto nacional brasileiro, de disputas entre jesuítas e governantes em torno da exploração do trabalho escravo.

e)

o caráter violento e socialmente excludente do processo de formação do Estado nacional brasileiro

Resolução

a) Incorreta. O conflito em questão, chamado de Cabanagem, ocorrido na época regencial no Brasil Império (1831-1840), não mantém nenhuma relação com disputas fronteiriças com países vizinhos. Na verdade, refletiu as disputas internas quando da formação do território nacional brasileiro após o processo de independência, uma vez que o Grão-Pará se achava isolado do centro de governo do país, que estava localizado na região sudeste.

b) Incorreta. Como o próprio texto da questão afirma, a Cabanagem ocorreu entre 1835 e 1840. A segunda revolução industrial se iniciou na Europa posteriormente, nas últimas décadas do século XIX. Também é possível afirmar que em 1835 não havia ainda sido criado o Estado nacional alemão, fato só realizado em 1870. De qualquer forma, a Cabanagem não possui qualquer relação com interesses relacionados aos franceses ou alemães.

c) Incorreta. A existência do referido conflito demonstra justamente o contrário daquilo que a alternativa afirma, uma vez que as elites do recém surgido Estado nacional brasileiro, que viviam especialmente na região sudeste, não souberam negociar a adesão da região do Grão-Pará ao nosso território e tal fato levou ao início da rebelião.

d) Incorreta. Não há relação das causas para o início desse conflito com a questão dos jesuítas, que haviam sido expulsos do Brasil em 1759, ou com alguma tentativa dessa ordem religiosa de impedir a exploração por parte das elites locais do trabalho escravo. Talvez aqui o candidato pudesse confundir a Cabanagem (1835-1840) com a Revolta dos irmãos Beckman (1684), ocorrida no Maranhão, cujas causas estavam ligadas a questão dos jesuítas e a exploração da mão-de-obra escrava.

e) Correta. Historicamente, a região norte do Brasil colonial sempre esteve deslocada do eixo sul-sudeste, mantendo uma relação muito mais estreita com Portugal e suas colônias da África. Quando aconteceu a independência do Brasil, em 1822, a região resistiu a aderir ao movimento, fazendo-o apenas no ano seguinte (1823), quando tropas mercenárias invadiram violentamente a região e impuseram a anexação daquela localidade ao território que se tornava independente de Portugal. Dessa forma, podemos concluir que o movimento de 1835 foi um prolongamento das tensões que já existiam nos anos anteriores. Assim, tanto a população mais simples, liderada pelos chamados cabanos, quanto as elites locais, diante da violência e abandono por parte do poder central do Império brasileiro, organizaram o movimento em questão.