A ascensão de regimes autoritários na Europa nas primeiras décadas do século XX teve o amparo de milícias que arregimentaram uma legião de indivíduos de origem social heterogénea. Dentre estes grupos, destaca(m)-se:
a) |
A Tropa de Proteção (SS), que foi uma organização paramilitar incumbida de organizar as manifestações de massa em apoio ao nazismo. |
b) |
Os Camisas Negras, que usaram ações violentas, intimidação e assassinatos contra opositores políticos de Mussolini. |
c) |
A Seção de Assalto (S, que foi uma organização paramilitar responsável por assegurar os interesses nazistas nos territórios ocupados. |
d) |
As Falanges espanholas, que foram empregadas na realização de atentados contra monarquistas e membros da comunidade judaica. |
e) |
As milícias salazaristas, que atuaram para garantir a resistência contra os interesses portugueses na Ásia. |
a) Incorreta. A SS ou "tropa de proteção", que surgiu em 1925 e que era liderada por Heinrich Himmiler, se tornou a instituição militar mais importante da Alemanha nazista e era responsável por toda a segurança e inteligência estratégica do regime. Portanto, não cabia a ela a função de organizar manifestações de massa em apoio ao nazismo, cabendo ao ministério da propaganda, liderado por Joseph Goebbels, tal função.
b) Correta. Os camisas negras de Mussolini foram um grupo paramilitar que atuou desde o início dos anos 1920 para reprimir os opositores ao fascismo italiano. Atacavam sindicatos, sedes de jornais operários, democratas cristãos, socialistas e comunistas. Foram fundamentais na participação da "marcha sobre Roma", de 1922, que levou Mussolini ao cargo de primeiro-ministro italiano.
c) Incorreta. A SA ou "tropas de assalto" foram milícias ligadas ao partido nazista que eram lideradas por Ernst Rohm. Foram muito importantes para que os nazistas pressionassem fisicamente seus opositores ao longo dos anos 20 e 30 e facilitaram a conquista do poder a partir de 1933. Logo a seguir, em 1934, Adolf Hitler mandou eliminar esse destacamento e assassinar seus líderes, pois tinha receio que eles poderiam não o obedecer ou intimidá-lo. Dessa forma, a SA não participou de movimentações militares em territórios ocupados, pois a Segunda Guerra Mundial só começou em 1939.
d) Incorreta. As falanges espanholas foram organizações paramilitares de extrema-direita que se organizaram na Espanha dos anos 1930 que atacavam marxistas, socialistas e comunistas e que criaram os fundamentos para a tomada do poder por parte do General Francisco Franco. Dessa forma, não se movimentaram contra os monarquistas, pois muitos de seus integrantes defendiam tal modelo político de governo.
e) Incorreta. A legião portuguesa, que foi uma milícia que surgiu em 1936 ao longo do Estado Novo em Portugal (1933-1974) e que defendia os interesses de seu ditador Antonio de Oliveira Salazar. Dessa forma, jamais atuariam contra os interesses portugueses na Ásia, pelo contrário, representaram até a década de 1970 o imperialismo e o colonialismo português, tanto na Ásia, como na África.