Terça é dia de Veneza revelar as atrações de seu festival anual, cuja 77ª edição começa no dia 2 de setembro, com a dramédia "Lacei", do romano Daniele Luchetti, seguindo até 12/9, com 50 produções internacionais e uma expectativa (extraoficial) de colocar "West Side Story", de Steven Spielberg, na ribalta.
Rodrigo Fonseca. "À espera dos rugidos de Veneza". O Estado de S. Paulo.
Julho/2020. Adaptado.
Um processo de formação de palavras em língua portuguesa é o cruzamento vocabular, em que são misturadas pelo menos duas palavras na formação de uma terceira. A força expressiva dessa nova palavra resulta da síntese de significados e do inesperado da combinação, como é o caso de "dramédia" no texto. Ocorre esse mesmo tipo de formação em
a) |
"deleitura" e "namorido". |
b) |
"passatempo" e "microvestido". |
c) |
"hidrelétrica" e "sabiamente". |
d) |
"arenista" e "girassol". |
e) |
"planalto" e "multicor". |
a) Correta. A combinação das palavras “drama” e “comédia” caracteriza um cruzamento vocabular, do qual resulta a nova palavra “dramédia”. O mesmo ocorre com o vocábulo “deleitura”, criado a partir de “deleite” (sensação ou sentimento aprazível; satisfação) e “leitura”. Cabe pontuar que, em razão de “deleite” estar isolado de um contexto, não é possível afirmar categoricamente que sua formação provém de “deleite”. Da mesma maneira, “namorido” é um cruzamento vocabular proveniente da combinação entre “namorado” e “marido”.
b) Incorreta. “Passatempo” é formado pela justaposição de “passa” + “tempo”. “Microvestido” é formado por prefixação, pois ocorre a junção do prefixo “micro” ao substantivo “vestido”.
c) Incorreta. “Hidrelétrica” é formado pela aglutinação de “hidro” + “elétrica”, processo no qual, ao aglutinarem-se, os componentes subordinam-se a um só acento tônico, o do último componente. Em “sabiamente” ocorre sufixação, pois o sufixo “mente”, formador de advérbios de modo, foi adicionado ao adjetivo “sábia”.
d) Incorreta. De acordo com o dicionário Michaelis, “arenista” é definido como “Que ou aquele que era partidário ou simpatizante da Arena (Aliança Renovadora Nacional), agremiação política que existiu no Brasil de 1965 a 1979. O vocábulo foi formado a partir da adição do sufixo “ista” – que exprime a noção de adepto de uma doutrina; princípio (comunista, budista, entre outros) –, à palavra “Arena”. Assim, ocorre sufixação. Já “girassol” é formado pela justaposição de “gira” + “sol”.
e) Incorreta. “Planalto” é formado pela aglutinação de “plano” + “alto”, processo no qual ocorre perda fonética (no caso, há perda do “o”). “Multicor” é formado por prefixação, pois há o acréscimo do prefixo “multi” à palavra “cor”.