Alferes, Ouro Preto em sombras
Espera pelo batizado,
Ainda que tarde sobre a morte do sonhador
Ainda que tarde sobre as bocas do traidor.
Raios de sol brilharão nos sinos:
Dez vias dar.
Ai Marilia, as liras e o amor
Não posso mais sufocar
E a minha voz irá
Pra muito além do desterro e do sal,
Maior que a voz do rei.
Aldir Blanc e João Bosco, trecho da canção "Alferes", de 1973.
A imagem deTiradentes – a quem Cecília Meireles qualificou "o Alferes imortal, radiosa expressão dos mais altos sonhos desta cidade, do Brasil e do próprio mundo", em palestra feita em Ouro Preto – torna a aparecer como símbolo da luta pela liberdade em vários momentos da cultura nacional. Os versos do letrista Aldir Blanc evocam, em novo contexto, o mártir sonhador para resistir ao discurso
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da doutrina revolucionária de ligas politicamente engajadas. |
b) |
da historiografia, que minimizou a importância de Tiradentes. |
c) |
de autoritarismo e opressão, próprio da ditadura militar. |
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dos poetas árcades, que se dedicavam às suas liras amorosas. |
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da tirania portuguesa sobre os mineradores no ciclo do ouro. |
a) Incorreta. As ligas politicamente engajadas seriam os movimentos que se opunham à Ditadura, combatendo o autoritarismo vigente. À vista disso, não faria sentido o autor da letra empregar a figura histórica de alguém que combateu a opressão para se contrapor a movimentos que, naquele contexto, defendiam a ação revolucionária contra o regime.
b) Incorreta. O público-alvo da canção não são os historiadores. Além disso, ao longo do século XX, a historiografia reforçou a importância de Tiradentes como um herói cívico que deu sua vida em nome da liberdade do Brasil, imagem esta que foi construída e reforçada desde a Proclamação da República.
c) Correta. O enunciado afirma que a imagem de Tiradentes aparece em vários momentos da história nacional como um símbolo de luta pela liberdade e que a letra de Aldir Blanc evoca, em um novo contexto, a figura do “mártir sonhador”. Em vista disso, é importante atentar para as referências autorais, em especial para a data em que a canção foi produzida, 1973, ano em que, sob o governo Médici, o país sofria o auge da repressão contra dissidentes, com a instauração de perseguição e tortura contra aqueles que se opunham ao regime. Nesse sentido, a figura de Tiradentes torna-se um símbolo de resistência contra a opressão vigente naquele período.
d) Incorreta. Muitos poetas árcades, tais como Tomás Antônio Gonzaga e Cláudio Manuel da Costa também foram inconfidentes e partilharam os mesmos ideais de Tiradentes, logo, seria incoerente evocar a figura do herói para se contrapor a esses poetas.
e) Incorreta. Não obstante, o movimento da Inconfidência e Tiradentes terem se insurgido contra a Coroa portuguesa e a dominação que ela exercia sobre os mineradores, o enunciado deixa claro que a figura do mártir é evocada, em outros contextos históricos, como símbolo de liberdade e luta contra a opressão. Assim, é importante observar que o autor da letra, escrita em 1973, no auge da Ditadura, evoca a figura de Tiradentes para se opor à Ditadura.