Logo UNICAMP

Questão 1 Unicamp 2021 - 1ª fase - 2º dia

Carregar prova completa Compartilhe essa resolução

Questão 1

Racionais MC's

GÊNESIS (INTRO)
Deus fez o mar, as árvore, as criança, o amor
O homem me deu a favela, o crack, a trairagem
As arma, as bebida, as puta
Eu?
Eu tenho uma Bíblia velha, uma pistola automática
Um sentimento de revolta
Eu tô tentando sobreviver no inferno

(Racionais Mc’s, Sobrevivendo no inferno. São Paulo: Companhia das Letras, 2018, p. 45.)

“Gênesis” é a segunda canção do álbum Sobrevivendo no Inferno. É antecedida pela invocação de uma outra canção, intitulada “Jorge da Capadócia”, de Jorge Ben. É correto afirmar que as evocações dos elementos religiosos nesse álbum



a)

legitimam a violência social a que estão submetidos os pobres.

b)

dificultam a tomada de consciência da população negra.

c)

articulam as esferas ética e estética da experiência humana na poesia.

d)

dissimulam a hipocrisia moral das pessoas religiosas.

Resolução

a) Incorreta. Em Sobrevivendo no Inferno as referências religiosas são mobilizadas como forma de denúncia da violência a que os pobres estão submetidos e como expressão da revolta contra as injustiças, não sendo empregadas, em nenhum momento, para se legitimar essa realidade.

b) Incorreta. Como se observa na letra de “Gênesis”, a crença numa realidade espiritual está na base da tomada de consciência por parte do enunciador. Deus é visto como a fonte de todo o bem enquanto a sociedade produz todos os males que acometem a vida da população negra que vive nas periferias brasileiras. Nesse sentido, as referências religiosas contribuem para a conscientização e não para a alienação desses sujeitos.

c) Correta. A experiência religiosa, tanto a de matriz afro-brasileira como a de base cristã, participa da criação estética dos raps dos Racionais e da formulação de uma ética de vida veiculada pelo grupo. Em um contexto social caracterizado pela miséria, violência e exclusão social, verifica-se a ausência do Estado e a indiferença da sociedade, o que denota que as instâncias cívicas falharam em relação aos grupos marginalizados. Dessa forma, a única alternativa civilizatória possível encontra-se nos valores religiosos que oferecem uma dimensão espiritual, ética e moral capaz de orientar a conduta desses grupos para a valorização e preservação da vida.

d) Incorreta. A vivência religiosa está profundamente enraizada na experiência dos rappers, a ponto de ser uma referência fundamental para a formulação de uma ética periférica. É infundado, portanto, afirmar que haja dissimulação de uma suposta hipocrisia moral.