Logo UNICAMP

Questão 6 Unicamp 2021 - 1ª fase - 2º dia

Carregar prova completa Compartilhe essa resolução

Questão 6

A falência

Reputação! Ora, mamãe, e é a senhora quem me fala nisso!
Camila estacou, sem atinar com a resposta, compreendendo o alcance das palavras do filho.
A surpresa paralisou-lhe a língua; o sangue arrefeceu-selhe nas veias; mas, de repente, a reação sacudiu-a e então, num desatino, ferida no coração, ela achou para o Mário admoestações mais ásperas. Percebeu que a língua mais dizia que a sua vontade; mas não poderia contê-la. A dor atirava-a para diante, contra aquele filho, até então poupado.”

(Júlia Lopes de Almeida, A falência. Campinas: Editora da Unicamp, 2018, p. 123.)

A passagem apresenta a reação de Camila às palavras de seu filho. Assinale a alternativa que explica corretamente o comentário de Mário.

 



a)

Mário contrapõe-se à censura materna com sentimento de compaixão.

b)

Mário rejeita as reservas maternas com censura moral.

c)

Mário contrapõe-se à censura materna com desdém pela família.

d)

Mário rejeita as reservas maternas com vergonha pelas dívidas acumuladas.

Resolução

a) Incorreta. Mário é um rapaz frívolo e egoísta, preocupado apenas em viver seus casos amorosos, gastando o dinheiro do pai em prazeres mundanos. Como preocupa-se apenas consigo mesmo, o sentimento da compaixão seria estranho à constituição do caráter desse personagem.

b) Correta. Camila censura o filho Mário devido a seu comportamento leviano e sua teimosia em manter um relacionamento com uma cortesã. Como resposta, o rapaz alude ao já conhecido caso extraconjugal de Camila com o doutor Gervásio, sugerindo que ela não teria estofo moral para falar em reputação, uma vez que era vista pela sociedade como uma mulher adúltera. Dessa forma, verifica-se que, como resposta às reservas da mãe em relação a suas aventuras sexuais, Mário lhe dirige uma censura moral relacionada ao adultério.

c) Incorreta. De fato, Mário não demonstra estar interessado pelos membros de sua família, manifestando um certo desdém pelo que ocorre em sua casa; entretanto, em seu comentário, ele se contrapõe à mãe fazendo-lhe uma censura moral e não manifestando desprezo pelos familiares.

d) Incorreta. O sentimento da vergonha não seria coerente com o caráter egoísta e esbanjador de Mário. Em nenhum momento ele parece manifestar constrangimento por gastar o dinheiro do pai, fazendo dívidas para bancar sua amante.