Logo UNICAMP

Questão 17 Unicamp 2021 - 1ª fase - 2º dia

Carregar prova completa Compartilhe essa resolução

Questão 17

Text Comprehension Pronoun

OUR WORD OF THE YEAR FOR 2019 IS THEY

English lacks a gender-neutral singular pronoun to correspond with singular pronouns like everyone or someone, and as a consequence they has been used for this purpose for over 600 years. Recently though, they has also been used to refer to a person whose gender identity is nonbinary, a sense that is increasingly common in published text, social media, and in daily personal interactions between English speakers. There's no doubt that its use is established in the English language, which is why it was added to the Merriam-Webster dictionary in September of 2019. Nonbinary they was also prominent in the news in 2019. Congresswoman Pramila Jayapal (WA) revealed in April that her child is gender-nonconforming and uses they. And the American Psychological Association’s blog officially recommended that singular they be preferred in professional writing over “he or she” when the reference is to a person whose gender is unknown or to a person who prefers they.

(Adaptado de https://www.merriam-webster.com/words-at-play/word-of-the-year/they. Acessado em 29/04/2020.)

De acordo com o texto, o fato de uma palavra simples, como o pronome “they”, ter sido escolhida como a palavra do ano de 2019 se justifica pela necessidade de



a)

fazer justiça a uma palavra que já é usada há mais de 600 anos.

b)

legitimar os sentidos recentes dessa palavra que permeiam diversas instâncias da vida social.

c)

esclarecer dúvidas quanto ao emprego gramatical adequado dessa palavra em textos escritos.

d)

atender às recomendações de órgãos oficiais quanto ao uso dessa palavra em textos escritos.

Resolução

Vamos ver a tradução livre do texto da questão:

NOSSA PALAVRA DO ANO DE 2019 É THEY*

A língua inglesa não tem um pronome singular de gênero neutro para corresponder aos pronomes singulares, como é o caso de everyone* ou somebody (alguém), e como consequência o pronome they tem sido usado para esse fim por mais de 600 anos. Porém, recentemente, they também tem sido usado para se referir a uma pessoa cuja identidade de gênero não é binária, um uso que é cada vez mais comum em texto publicado, mídia social, e no dia a dia das interações entre falantes de inglês. Não há dúvidas de que tal uso esteja estabelecido na língua inglesa, motivo pelo qual foi adicionado ao dicionário Merriam-Webster em Setembro de 2019.

Não-binário, o they também teve destaque nas notícias em 2019. A congressista Pramila Jayapal (WA) revelou em abril que seu filho não está em conformidade com o gênero e usa esse pronome. E o blog oficial da Assiciação Americana de Psicologia recomenda oficialmente que o singular they sejam o escolhido em escritas oficiais, e não "ele ou ela", quando a referência é para uma pessoa cujo gênero é desconhecido ou para uma pessoa que prefira they.

* Os pronomes “they” e “everyone” não podem ser traduzidos para o português no contexto desse texto, uma vez que seus equivalentes em nosso vernáculo designam gênero.

De acordo com o texto, o fato de uma palavra simples, como o pronome “they”, ter sido escolhida como a palavra do ano de 2019 se justifica pela necessidade de

a) Incorreta. Na verdade, não se trata de “fazer justiça” à palavra; o texto afirma que” A língua inglesa não tem um pronome singular de gênero neutro para corresponder aos pronomes singulares, como é o caso de everyone* ou somebody (alguém), e como consequência o pronome they tem sido usado para esse fim por mais de 600 anos”. Portanto, não é esta a justificativa para que o pronome they tenha sido escolhido como a palavra do ano de 2019.

b) Correta. O texto esclarece que o pronome they assumiu novos sentidos, ao ser utilizado por pessoas de gênero não-binário, que não se identificam com o masculino ele (he) e com o feminino ela (she), deixando de designar apenas o plural no uso cotidiano da língua. Até mesmo a Associação Americana de Psicologia indicou que seus profissionais estejam atentos à pertinência do uso do pronome they no lugar dos pronomes que designam masculino e feminino, tanto para pessoas não-binárias quanto para qualquer outra que prefira ser tratada por they no lugar de he ou she, por exemplo. Portanto, a escolha do pronome they como palavra do ano em 2019 se justifica para conferir legitimidade a esses novos sentidos.

c) Incorreta. O texto não esclarece dúvidas sobre o emprego adequado do pronome they em textos escritos, pois, na verdade, discorre sobre os novos usos desse pronome pelos falantes da língua inglesa em contexto recente, portanto, não é este o motivo pelo qual o pronome they foi escolhido como a palavra do ano de 2019.

d) Incorreta. Ainda que o texto cite a recomendação da Associação Americana de Psicologia em relação ao uso do pronome they em seus textos escritos, não é esta a justificativa para a escolha do pronome they como palavra do ano em 2019.