A osteoporose é uma doença caracterizada pela baixa densidade de massa óssea total e pela deterioração da microarquitetura do tecido, levando a um aumento da fragilidade óssea. Algumas células presentes no tecido ósseo são representadas na figura a seguir.
(Adaptado de G.M. Pagnotti e outros. Nature Reviews, Londres, v. 15, p. 339-355, jun. 2019.)
Considerando as informações apresentadas e os conhecimentos sobre o tecido ósseo, é correto afirmar que na osteoporose pode ocorrer
a) |
aumento da degradação da matriz óssea pelos osteoclastos. |
b) |
aumento da reabsorção da matriz orgânica pelos osteoblastos. |
c) |
redução da degradação da matriz óssea pelos osteoblastos. |
d) |
redução da reabsorção da matriz orgânica pelos osteoclastos. |
O osso do ser humano é classificado como um tipo de tecido conjuntivo, formado por uma porção mineral rica em hidroxiapatita, e uma porção orgânica rica em fibras colágenas e substância fundamental amorfa. Na porção orgânica também encontramos células especiais, como os osteócitos, que ficam encerrados dentro da matriz óssea e organizados em uma arquitetura sofisticada, o sistema Haversiano.
Imagem: Sônia Lopes, Sérgio Rosso. Conecte live. 3. Ed. São Paulo: Saraiva, 2018.
As células osteoprogenitoras, presentes na ilustração do enunciado, fazem parte do tecido conjuntivo frouxo que reveste o osso, principalmente em suas regiões intermediárias, as diáfises. Elas são indiferenciadas e podem originar osteoblastos e osteoclastos, responsáveis pela modelagem óssea. Os osteoclastos são responsáveis pela síntese da matriz óssea e estão especialmente ativos durante a infância, promovendo o crescimento do osso, e em processos de regeneração de fraturas. Já os osteoclastos fazem o oposto e degradam o osso através de hidrolases e colagenases para desmineralizar a matriz, processo metabólico importante para manter os níveis de cálcio sanguíneo adequados, mas que favorece a perda de densidade óssea.
Conforme o enunciado, a osteoporose pode ser descrita como estado de baixa densidade e fragilidade óssea, condição comum em quadros de hipovitaminose, baixa ingestão de cálcio, alterações hormonais e envelhecimento. Dessa forma, a célula relacionada com o quadro descrito é o osteoclasto.
a) Correta. O osteoclasto é uma célula especializada na remoção de cálcio do osso e que tem a sua atividade aumentada nos quadros descritos acima. Atua na remodelagem óssea e no equilíbrio do cálcio sanguíneo, tendo sua atividade regulada pelo paratormônio, hormônio liberado pelas paratireoides em estados de hipocalcemia, baixo nível de cálcio sanguíneo. O aumento da degradação óssea também é comumente observado durante o envelhecimento, período no qual os níveis de hormônios corporais estão se acomodando a uma nova realidade, uma das explicações para grande ocorrência da osteoporose nesta etapa da vida.
b) Incorreta. Os osteoblastos não são responsáveis pela reabsorção orgânica, ao contrário, sintetizam a porção inorgânica e orgânica do osso, por isso são ricos em retículo endoplasmático rugoso.
c) Incorreta. Na osteoporose ocorre um aumento da degradação da matriz óssea, atividade relacionada ao osteoclastos, não aos osteoblastos.
d) Incorreta. Na osteoporose não ocorre redução da reabsorção da matriz orgânica, mas sim um aumento.