Uma equipe de paleontólogos descreveu recentemente um papagaio gigante a partir de fósseis encontrados na Nova Zelândia. O Heracles inexpectatus viveu no Mioceno, pesava aproximadamente 7 kg e não voava. Sabemos que as aves atuais são descendentes dos dinossauros e herdaram características importantes desses seres que viveram há milhões de anos.
(T. H. Worthy e outros. Biology Letters, Londres, v. 15, 2019047, ago. 2019.)
Assinale a alternativa que indica corretamente características das aves atuais possivelmente herdadas dos dinossauros.
a) |
Viviparidade e bico. |
b) |
Ectotermia e ossos pneumáticos. |
c) |
Oviparidade e dentes. |
d) |
Endotermia e penas. |
Aves são animais cordados atualmente classificados dentro do grupo dos répteis, e análises de fósseis e estudos moleculares indicaram que as atuais aves são pertencentes ao grupo dos dinossauros terópodes (Theropoda). As prováveis relações filogenéticas são representadas nas imagens abaixo:
Imagens adaptadas de: Sônia Lopes, Sérgio Rosso. Conecte live. 3. Ed. São Paulo: Saraiva, 2018.
Diferente dos demais terópodes, as aves podem ser encontradas atualmente e são vertebrados que conquistaram o ambiente aéreo graças a diversas aquisições evolutivas que permitiram o voo de maneira eficiente. Dentre as diversas características morfológicas e fisiológicas que permitem o voo, podem-se citar:
Conhecendo estas características básicas, a análise das alternativas é feita a seguir:
a) Incorreta. Viviparidade trata da condição de desenvolvimento do embrião dentro do corpo materno, sem a presença de um ovo, similar ao que ocorre em humanos e diferente do que ocorre nas aves. As aves são ovíparas, ou seja, geram embriões no interior de ovos que são liberados para o ambiente onde os embriões irão finalizar o desenvolvimento. De forma similar aos répteis, as aves possuem ovos amnióticos dotados de casca e anexos que permitem nutrição, troca gasosa e excreção do embrião fora do corpo materno. Bicos são estruturas córneas presentes na boca das aves e relacionam-se diretamente com o tipo de alimentação do animal. Portanto, trata-se de uma característica que é de fato encontrada em aves, embora, devido à viviparidade, a alternativa esteja incorreta.
b) Incorreta. Assim como os mamíferos, as aves são animais endotérmicos, capazes de gerar calor para manter o corpo aquecido em temperatura constante, independente do meio externo. A endotermia permitiu que os animais não ficassem restritos a regiões com condições térmicas favoráveis e que conseguissem alcançar ambientes extremos, como locais cobertos de neve ou ambientes desérticos. Os ossos pneumáticos encontrados em aves são ossos ocos que permitem a redução do peso corporal do animal e facilidade de sustentação no ar e capacidade de voo, e, portanto, trata-se de uma característica correta.
c) Incorreta. Conforme citado anteriormente no item a, a oviparidade é uma característica das aves e, portanto, está correto citá-la. Entretanto, as aves não possuem dentes e a trituração do alimento ingerido é realizada pela moela, dilatação típica do sistema digestório destes animais.
Imagem: Sônia Lopes, Sérgio Rosso. Conecte live. 3. Ed. São Paulo: Saraiva, 2018.
d) Correta. Conforme citado anteriormente, a endotermia é uma característica das aves que permite a manutenção do corpo em temperatura constante, independente do meio externo. É muito provável que essa característica também estivesse presente no grupo de dinossauros ancestrais das aves, os quais eram predadores ativos e que apresentavam um rápido crescimento e desenvolvimento. As penas, anexos queratinosos da pele, promovem cobertura do corpo do animal, permitindo a proteção mecânica, o isolamento térmico (que favorece a manutenção da temperatura corporal), a camuflagem, a atração de parceiros sexuais e o aerodinamismo que favorece o voo. Assim como a endotermia, os ancestrais terópodes das aves possuíam penas, embora, nesse grupo de dinossauros, a sua função não estivesse relacionada ao voo, mas sim, possivelmente, à manutenção da termperatura corporal. Dessa forma, endotermia e penas são características encontradas tanto em dinossauros terópodes quanto em aves, o que torna correta esta alternativa.