Logo UNICAMP

Questão 25 Unicamp 2021 - 1ª fase - 2º dia

Carregar prova completa Compartilhe essa resolução

Questão 25

Biomas

O primeiro relatório do desmatamento no Brasil, publicado pelo MapBiomas, apresentou dados preocupantes sobre a situação no ano de 2019. Foram cortados cerca de 12.000 km2 de vegetação nativa no país. Após sobreposição com bases de dados oficiais, constatou-se que 99,5% da área de desmatamento detectada pelos alertas apresentaram irregularidades que incluem desde a localização em áreas protegidas ou com restrição legal até a ausência de autorização para supressão da vegetação.

(Adaptado de Relatório anual do desmatamento no Brasil 2019. São Paulo, SP, MapBiomas, 2020.)

O mapa a seguir representa os biomas brasileiros. As barras indicam as respectivas áreas desmatadas no ano de 2019, conforme o relatório.

(Adaptado de M. Pivetta. Pesquisa Fapesp, São Paulo, v. 292, p. 73-75, jun. 2020.)

Considerando os conhecimentos sobre os biomas brasileiros e as informações fornecidas, é correto afirmar:



a)

O bioma com menor área de desmatamento apresenta planície aluvial e é influenciado por rios que alagam a região, processo fundamental para a abundância de nutrientes no solo.

b)

Um terço do total da área desmatada corresponde ao bioma característico de savana, com floresta estacional e campo, e elevado potencial aquífero que favorece a biodiversidade.

c)

O bioma com maior área de desmatamento é exclusivamente brasileiro, sendo o mais fragilizado em razão de sua grande biodiversidade, que inclui vegetação típica de floresta tropical.

d)

Dois terços da área desmatada representam o bioma com grande reserva de madeira tropical,  vegetação rica em espécies de plantas suculentas e com espinhos, e fonte de riqueza natural.

Resolução

No Brasil, são reconhecidos seis principais domínios morfoclimáticos ou ecorregiões: Floresta Amazônica, Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica, Pantanal e Pampa. Dentre esses domínios, dois (Mata Atlântica e Cerrado) são reconhecidamente hotspots, ou seja, locais prioritários para a conservação, pois apresentam elevado número de espécies vegetais endêmicas e um elevado estado de degradação e destruição. Pelos dados apresentados na questão, nota-se que a Amazônia, o maior domínio morfoclimático brasileiro, embora não seja um hotspot, somou a maior área desmatada em 2019.

As principais características dos domínios morfoclimáticos brasileiros são:

  • Floresta Amazônica: temperaturas elevadas e precipitação elevada o ano inteiro, constituindo uma das regiões mais úmidas da Terra. A Floresta Amazônica pode ser dividida em duas regiões principais: mata de igapó, que permanece sempre inundada e áreas de várzeas, que sofrem inundação periódica. Embora o solo seja raso e tenha poucos nutrientes, a Amazônia é um dos locais mais biodiversos da Terra, possuindo uma rica flora e fauna. As árvores são altas, possuem raízes tabulares e suas folhas são grandes, de cutícula fina e dotadas de muitos estômatos.
  • Cerrado: temperaturas elevadas o ano todo e precipitação concentrada nos meses de verão (outubro a março). O Cerrado é considerado a savana brasileira, uma vez que sua fitofisionomia é caracterizada por campos onde predominam a vegetação herbácea e arbustiva, cuja paisagem é pontuada por árvores esparsas. Durante o inverno seco, é comum ocorrerem queimadas, que são importantes para a renovação da vegetação. As plantas apresentam raízes profundas, ramos retorcidos, uma grossa camada de súber na casca e folhas pequenas com cutícula espessa.
  • Mata Atlântica: temperaturas altas no verão, quando ocorrem as chuvas, e temperaturas amenas no inverno, período mais seco. A Mata Atlântica se estende desde o estado do Rio Grande do Norte até o estado do Rio Grande do Sul, apresentando uma série de fitofisionomias em sua grande área de distribuição latitudinal. Embora originalmente extensa, a Mata Atlântica se apresenta hoje muito fragmentada e apenas 12,5% de sua cobertura original ainda existe. As plantas dessa ecorregião, cuja maior diversidade se encontra nas famílias das bromélias e das orquídeas (epífitas), apresentam folhas grandes, de cutícula fina e com muitos estômatos.
  • Caatinga: temperaturas elevadas o ano todo e precipitação baixa e irregularmente distribuída ao longo do ano. A Caatinga é um domínio morfoclimático semiárido, cujas plantas, denominadas xerófitas, apresentam adaptações ao estresse hídrico ao qual são expostas. Muitas espécies perdem as folhas na estação mais seca (caducifólias), enquanto outras transformaram suas folhas em espinhos, como os cactos. É comum também existirem plantas com metabolismo CAM, as quais abrem seus estômatos durante a noite e os fecham durante o dia.
  • Pantanal: temperaturas elevadas o ano todo e precipitação concentrada durante o verão, de forma que os invernos são secos. O Pantanal é a maior planície alagável do planeta, localizando-se em uma região baixa que é cortada por muitos rios grandes e importantes, como o Cuiabá e o Paraguai. O Pantanal representa a confluência de quatro domínios morfoclimáticos: Floresta Amazônica, Cerrado, Mata Atlântica e Chaco. Desse modo, as espécies que ocorrem no Pantanal também ocorrem em outras ecorregiões. As áreas baixas são dominadas por gramíneas, enquanto as áreas mais altas apresentam fitofisionomia característica do Cerrado.
  • Pampa: temperaturas altas durante o verão e baixas durante o inverno e chuvas bem distribuídas ao longo do ano. O Pampa se localiza no extremo sul do Brasil e se estende para outros países, principalmente a Argentina e o Uruguai. No Pampa predomina a vegetação herbácea, constituída principalmente por gramíneas, as quais têm suas sementes dispersas pelo vento (anemocoria).

a) Incorreta. O bioma com menor área de desmatamento é o Pampa gaúcho, o qual não é formado por uma planície aluvial e nem possui suas características fitofisionômicas influenciadas pelo alagamento periódico dos rios. O Pantanal seria a ecorregião que melhor se enquadraria nessa descrição.

b) Correta. Um terço do total da área desmatada corresponde ao Cerrado, domínio morfoclimático com características de savana, cuja vegetação é constituída por uma floresta estacional (influenciada por duas estações bem definidas: verão úmido e inverno seco) e campos (vegetação herbácea). Embora o inverno no Cerrado seja seco, as camadas profundas do solo apresentam grande quantidade de água, armazenada em aquíferos naturais.

c) Incorreta. O domínio morfoclimático com maior área de desmatamento (Floresta Amazônica) não é exclusivamente brasileiro,ocorrendo também em outros países da América do Sul, como Guiana, Guiana Francesa, Suriname, Colômbia, Venezuela, Equador etc.

d) Incorreta. Dois terços da área desmatada representam a Floresta Amazônica, que apresenta grande reserva de madeira tropical e vegetação rica em espécies de plantas arbóreas, latifoliadas, altas e de raízes tabulares.