Logo UNICAMP

Questão 59 Unicamp 2021 - 1ª fase - 2º dia

Carregar prova completa Compartilhe essa resolução

Questão 59

Sociedade colonial

A questão da consciência ou autopercepção nacional nas colônias da América tem sido frequentemente tratada de forma desligada do seu contexto político e social. Podemos, todavia, pensar em um sentimento de distinção e diferença, uma falta de identificação com a Europa e uma consciência da realidade colonial que teria existido entre populações mestiças.

(Adaptado de Stuart B Schwartz, “A formação de uma identidade colonial no Brasil”, em Da América Portuguesa ao Brasil. Lisboa: Difel, 2003, p. 218.)

Com base no texto acima sobre a formação da identidade colonial, assinale a alternativa correta.



a)

No continente ibero-americano, prevaleceu uma percepção colonial de mestiços distinta daquela das elites coloniais, nascidas ou não nessa região, pois essas elites foram formadas nos cânones universitários coloniais desde o século XVI.

b)

Composta por imigrantes vindos da Europa e por seus descendentes brancos nascidos no Brasil, a elite colonial e os mestiços construíam suas identidades calcadas nas tensões sociais e hierarquias sócio-políticas da realidade colonial.

c)

Em função de experiências sociais distintas, a noção de pertencimento era similar entre os sujeitos envolvidos na realidade colonial ibero-americana. Por exemplo, os quilombolas tinham a mesma identidade nacional que os pardos livres.

d)

Os brasileiros desenvolveram, desde o período colonial ibero-americano, uma consciência nacional homogênea, porque o modo como eram vistos exteriormente e o modo como se viam influenciavam a compreensão da relação liberal estabelecida entre a colônia e a metrópole.

Resolução

a) Incorreta. Considerando que o texto trata da história do Brasil, torna-se inviável que as chamadas "elites coloniais" tenham se formado seguindo os "cânones das universidades coloniais desde o século XVI", pois os primeiros cursos universitários, tais como direito e medicina, chegaram até o Brasil apenas no século XIX e as universidades somente no século XX.

b) Correta. As realidades aqui construídas por meio do projeto colonial português acabaram por forjar uma elite colonial no Brasil, composta por imigrantes e seus descendentes. A história colonial desenvolveu-se entremeada dos conflitos aqui existentes entre essas elites e a mão-de-obra por elas explorada, composta por mestiços, indígenas e escravos. Dessa forma, a identidade de cada um desses segmentos sociais se deu em meio a esse processo histórico marcado por inúmeros conflitos.

c) Incorreta. Na verdade, em função de experiências socias distintas, a noção de pertencimento não era similar entre os sujeitos envolvidos. Tal fato fez com que os quilombolas formassem uma identidade nacional diferente dos pardos livres.

d) Incorreta. Não podemos afirmar que desde o período colonial, os diversos elementos que compunham nossa sociedade construíram uma identidade nacional homogênea. Ao contrário, conforme a vivência de cada segmento social, se construiu uma identidade própria.