Logo UNICAMP

Questão 4 Unicamp 2021 - 1ª fase - 1º dia

Carregar prova completa Compartilhe essa resolução

Questão 4

O Espelho

No conto “O espelho”, de Machado de Assis, uma personagem assume a palavra e narra uma história. Assinale a alternativa que explicita sua interlocução com os cavalheiros presentes.

(Machado de Assis, O espelho. Campinas: Editora da Unicamp, 2019.



a)

“Lembra-me de alguns rapazes que se davam comigo, e passaram a olhar-me de revés, durante algum tempo.”

b)

“Ah! pérfidos! Mal podia eu suspeitar a intenção secreta dos malvados.”

c)

“Imaginai um homem que, pouco a pouco, emerge de um letargo, abre os olhos sem ver, depois começa a ver.”

d)

“O espelho estava naturalmente muito velho; mas via-se-lhe ainda o ouro, comido em parte pelo tempo.”

 

 

 

 

 

Resolução

a) Incorreta. O trecho apresentado é o início do relato de Jacobina, que relembra sua nomeação, aos vinte e cinco anos, para o cargo de alferes da Guarda Nacional. Tal fato teria despertado a inveja de alguns rapazes, que passaram a evitá-lo.

b) Incorreta. No trecho, Jacobina comenta a atitude dos escravos de D. Marcolina, que o trataram com extrema cortesia e humildade, mas fugiram durante a noite, deixando-o sozinho na propriedade da tia.

c) Correta. A alternativa apresenta o momento em que Jacobina, no auge de seu desespero, veste sua farda de alferes e mira-se no espelho. A fim de transmitir aos seus interlocutores a sensação vivida naquele momento, utiliza o verbo “imaginar” na segunda pessoa do plural do modo imperativo (“Imaginai”), explicitando-se, assim, a interlocução com os seus ouvintes.

d) Incorreta. A passagem é uma descrição do espelho que D. Marcolina removeu para o quarto do Jacobina quando este foi passar uma temporada no sítio. Por ser um objeto muito estimado pela tia, reforça o quanto ela estava orgulhosa de seu sobrinho alferes.