A dupla fecundação é um processo característico em angiospermas, resultando na formação do zigoto e do núcleo triploide. As sementes com cotilédones, embrião, endosperma e casca são formadas e protegidas no interior dos frutos. Considerando a origem e a ploidia das estruturas citadas, assinale a alternativa correta.
a) |
O núcleo triploide (3n) é formado pela junção dos núcleos polares com o núcleo espermático. |
b) |
O zigoto (2n) é formado a partir dos núcleos polares e da oosfera, oriundos dos sacos embrionário e polínico. |
c) |
Os carpelos originam o ovário, que se transforma nos cotilédones (2n) e na casca da semente. |
d) |
O endosperma (3n) origina-se do núcleo triploide, formando posteriormente os cotilédones da semente.
|
As angiospermas são as únicas plantas que apresentam flores e frutos. Suas sementes apresentam endosperma secundário, que é triploide e por isso mais nutritivo. A constituição deste endosperma se dá pela fecundação dos dois núcleos polares femininos por um dos dois núcleos espermáticos contidos no interior do tudo polínico.
a) Correta. O endosperma secundário é formado a partir da multiplicação de uma célula 3n. Tal célula foi produzida pela fusão do núcleo espermático do tubo polínico com os dois núcleos polares do óvulo, contido no interior do ovário da flor.
b) Incorreta. O zigoto é formado pela fecundação da oosfera, localizada no interior do ovário, por um dos núcleos espermáticos, localizado no tubo polínico.
c) Incorreta. Os carpelos (estruturas que podem ser únicas em muitas flores), também conhecidos como pistilos, são compostos por ovário, estilete e estigma, e correspondem à parte reprodutiva feminina. O ovário é parte da estrutura, e não produzida por ela. Os cotilédones são estruturas embrionárias responsáveis pela absorção dos nutrientes do endosperma. Por fim, a casca da semente deriva da parede externa do ovário.
d) Incorreta. O endosperma se origina de dois núcleos haploides, os núcleos polares, ao serem fecundados pelo núcleo espermático, também haploide.