Logo UNICAMP

Questão 61 Unicamp 2021 - 1ª fase - 1º dia

Carregar prova completa Compartilhe essa resolução

Questão 61

Revolução Russa

O bolchevique, Boris Kustodiev, 1920. Disponível em Galeria Tretyakov. Moscou.

O quadro O Bolchevique foi pintado pelo artista russo Boris Kustodiev (1878-1927). Ele faz referências à Revolução de 1917 e tem em seu centro a figura de um proletário segurando uma bandeira pintada na cor vermelha. A partir da leitura do quadro (aqui reproduzido em preto e branco) e do seu contexto histórico, assinale a alternativa correta.

 



a)

A movimentação social de 1917 resultou na saída da Rússia da Primeira Guerra Mundial e resolveu os problemas econômicos do país. O quadro retrata a pouca adesão popular ao movimento bolchevique. 

b)

A Rússia recém-industrializada foi palco do movimento bolchevique, que culminou na ascensão de um regime democrático ao poder. O quadro retrata o amplo apoio popular à bandeira bolchevique.  

c)

A nobreza russa tinha amplo apoio da monarquia e dos operários durante o processo de industrialização do país. O quadro foi recebido pelo czar como uma afirmação da lealdade popular.  

d)

A Revolução Russa foi responsável pela queda da monarquia e ascensão do Partido Bolchevique ao poder. O quadro foi visto pelo governo revolucionário soviético como afirmação de sua ideologia.

 

 

Resolução

a) Incorreta. Não é possível afirmar que a Revolução Russa "resolveu os problemas econômicos do país". Durante os anos da Primeira Guerra Mundial, a Rússia sofria com uma grave escassez de produtos básicos, resultado tanto do atraso econômico de um país essencialmente agrícola e desigual, como dos onerosos recursos humanos e econômicos mobilizados para o conflito contra a Tríplice Aliança. Após a ascensão dos Bolcheviques na Revolução de Outubro, o país continuou a sofrer com problemas econômicos e assistiu à eclosão de uma violenta guerra civil, o que adiou o retorno da ordem pública e econômica. Nos anos da Guerra Civil Russa (1917-1922), o país implementou o sistema de Comunismo de Guerra, que orientava os esforços econômicos do país para a luta do Exército Vermelho, prolongando a carestia e a crise da população.

b) Incorreta. É incorreto afirmar que os episódios ocorridos em 1917 na Rússia resultaram na ascensão de um regime "democrático" ao poder. Ainda que certos revolucionários reinvindicassem a ideia de que apenas um sistema socialista garantiria uma verdadeira democracia proletária, a União Soviética - formada oficialmente a partir de 1922 - vivenciou um processo de acentuada centralização política e de consolidação de um regime autoritaritário, com graves violações aos direitos humanos e às liberdades públicas, especialmente após a ascensão de Stálin em meados da década de 1920.

c) Incorreta. Ainda que a nobreza russa tivesse amplo apoio da Monarquia, a mesma afirmação não é válida quanto ao operariado. A própria proximidade da aristrocracia russa e do czarismo afetava a relação entre o proletariado e a nobreza, sendo que os trabalhadores contestavam os privilégios e luxos gozados por nobres e pelo Czar em contraste com a situação de carestia e com as péssimas condições de trabalho que viviam. Por fim, o quadro foi produzido em 1920, após o fim do czarismo e da própria morte do então Czar Nicolau II, invalidando a afirmação de que o monarca interpretou a obra como um símbolo de lealdade.

d) Correta. Ocorrida em duas etapas, a Revolução de 1917 culminou na derrocada do Czarismo em fevereiro, e promoveu a ascensão dos bolcheviques ao poder em outubro daquele mesmo ano. No presente quadro, a Revolução Bolchevique é representada através de um gigante anônimo carregando a bandeira da cor vermelha, vinculada aos bolcheviques, caminhando em meio à forte mobilização popular numa cidade. Essa representação simbolizava a espontaneidade e a força do movimento bolchevique, sendo que a obra foi posteriormente consagrada pelas autoridades e exibida nos museus e galerias de artes soviéticos, permanecendo na Rússia até os dias atuais.