Logo UNICAMP

Questão 64 Unicamp 2021 - 1ª fase - 1º dia

Carregar prova completa Compartilhe essa resolução

Questão 64

Conquista da América

Estátua de Cristóvão Colombo é derrubada em protestos em Saint Paul, Minnesota, Estados Unidos. Policiais armados isolam a estátua. 

 

A partir do registro fotográfico da derrubada da estátua de Cristóvão Colombo em Saint Paul, Minnesota, Estados Unidos, em junho de 2020, e de seus conhecimentos sobre as relações entre presente e passado, assinale a alternativa correta.  



a)

O progresso histórico demonstra que as estátuas do passado perdem os seus significados no presente, justificando sua derrubada dos espaços públicos. 

b)

As estátuas e os monumentos medeiam formas de lembrar o passado e de compreender o presente, e seus significados são sempre suscetíveis a disputas políticas e sociais. 

c)

As estátuas e os monumentos testemunham modos de viver e conceber o mundo no passado, portanto são alheios à ideologia e às disputas políticas.  

d)

As estátuas e os monumentos do passado são veículos neutros em termos ideológicos e políticos, por isso devem ser preservados e protegidos de vandalismo.  

 

 

 

Resolução

a) Incorreta. O conceito de progresso histórico trazido pela alternativa é problemático, já que sugere uma evolução gradual do processo histórico, com uma superação total das dinâmicas do passado no tempo presente. Não há essa superação do passado, já que ele nos lega fatores imprescindíveis para a construção do presente, ao mesmo tempo em que outros fatores são ressignificados ou recebem uma nova interpretação possibilitada pelo distanciamento histórico. Podemos pensar no processo histórico como uma dinâmica constante de rupturas e continuidades, com diversas ressignificações conceituais e de eventos ao longo do caminho da história. Dessa forma, é inválido dizer, como o faz a alternativa, que as estátuas do passado perdem todo seu significado no presente. Elas podem ter sua dimensão simbólica e ideológica ressignificadas, mas nunca ficam esvaziadas de sentido. O ato de derrubada é exatamente um protesto contra seus significados.

b) Correta. Os monumentos possuem uma dimensão simbólica que representam a dinâmica social de se lembrar o passado no presente. Com o tempo, o presente se altera e permite novas visões sobre o passado, o que é algo suscetível a disputas políticas e sociais, como afirma a alternativa. No caso específico da imagem e do acontecimento trazidos pela questão, a disputa refere-se à memória e à representação de Cristóvão Colombo na cidade de Saint-Paul, em Minessota, nos Estados Unidos. A derrubada da estátua de Colombo é um protesto contra a glorificação da figura do explorador genovês, que, na visão dos manifestantes, representa o início das práticas coloniais no continente americano, que levaram, por exemplo, ao genocídio dos povos nativos e ao estabelecimento do tráfico de escravos para a América. Porém, nos Estados Unidos, a figura de Colombo representa, para a comunidade ítalo-americana principalmente, um motivo de orgulho e de valorização da nacionalidade italiana, sendo glorificada em momentos como o Columbus Day, feriado nacional estadunidense comemorado em outubro. Dessa forma, a memória sobre a colonização e sobre o próprio sentido de se louvar uma figura como Colombo entra em disputa, envolvendo visões distintas de sociedade e recorrendo a diferentes aspectos do passado. 

c) Incorreta. As estátuas e monumentos registram modos de viver do passado, bem como formas de entender o mundo. Práticas cotidianas, modos de vida, estilos artísticos e dinâmicas socias estão sempre envoltos por ideologias e disputas políticas, não havendo possibilidade de enxergamos os monumentos ou qualquer registro do passado como algo neutro.

d) Incorreta. Não há essa neutralidade em estátuas e momumentos do passado, já que essas construções estão sempre inseridas em um momento histórico e em um contexto político-social, não sendo expressões universais de uma estética alheia ao mundo em que são criadas. Dessa forma, o argumento para sua conservação não pode ser atrelado a essa ideia de neutralidade, mas sim à ideia de que, por serem expressão de ideologias e tendências políticas do passado (que são ressignificadas no presente), fornecem um testemunho e uma fonte histórica para a compreensão do que já se passou e nos permitem refletir sobre as relações entre memória e história.