(The state of agricultural commodity markets. Agricultural trade, climate change and foot security. Roma: FAO, 2018. Disponível em http://www.fao.org/3/I954 2EN/i9542en.pdf.)
Muitos autores anunciam o fim da globalização econômica e indicam que parte do comércio global de mercadorias pode estar com seus dias contados depois da pandemia da Covid19. Contudo, o comércio internacional de mercadorias, especialmente agrícolas, é ainda hoje relevante para o abastecimento de muitos mercados nacionais.
Com base nos gráficos acima e em seus conhecimentos, assinale a alternativa correta.
a) |
A União Europeia não depende do mercado mundial de mercadorias, porque o valor total de suas exportações é aproximadamente igual ao valor total de suas importações. |
b) |
A economia brasileira não tem nas commodities agrícolas importante ponto de sua pauta de exportação, porque 5,7% das exportações mundiais representam uma cifra muito pequena. |
c) |
A economia chinesa é, em grande parte, dependente das importações de commodities agrícolas, sendo o Brasil importante parceiro comercial de suas importações. |
d) |
Apesar de sua extensão territorial relativamente pequena, o Japão é um dos maiores produtores de commodities agrícolas, destacando-se a produção voltada para o mercado latino-americano.
|
a) Incorreta. Embora a União Europeia tenha participação semelhante no total de importações e exportações de produtos agrícolas (cerca de 40%), isso significa exatamente o contrário do que afirma a alternativa, pois o bloco depende muito e, ao mesmo tempo, é muito importante para o mercado mundial produtos agrícolas. Inclusive a UE tem desempenhado um papel fundamental no desenvolvimento do sistema de comércio global.
b) Incorreta. Embora o Brasil tenha uma pequena participação nas exportações mundiais (5,7%), as commodities agrícolas tem uma grande participação na pauta de exportações do país como destaque para a soja, milho, algodão, café e laranja. O Brasil intensificou a exportação de produtos agrícolas a partir da expansão do agronegócio no país nas últimas décadas, fato que caracterizou nos últimos anos um processo de reprimarização da balança comercial, ou seja, de aumento da participação de produtos primários (notadamente, agrícolas) nas exportações brasileiras.
c) Correta. Como mencionado no item anterior, o Brasil é um grande exportador de commodities agrícolas e a China é nosso principal parceiro comercial nesse setor, sendo exemplo disso a compra da maior parte das safras de soja produzidas em território brasileiro.
d) Incorreta. Justamente por ter uma pequena extensão territorial (baixa disponibilidade de terras férteis), o Japão não se destaca na produção de commodities agrícolas tornando-se, inclusive, um grande importador de produtos agrícolas como pode-se observar no primeiro gráfico do enunciado.