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Questão 1 Unicamp 2020 - 2ª fase - dia 2

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Questão 1

Climatologia Escravidão Sociedade colonial

Um dos eixos da bipolaridade escravista que unia a África à América portuguesa girava, justamente, na rota aberta entre as duas margens do mar por correntezas e ventos complementares. Na ida, a rota principal seguia o inverso dos ponteiros do relógio, no sentido dos ventos oeste-leste, entre o Trópico de Capricórnio e 30º5. Na volta, a rota principal seguia no sentido dos alísios de sudeste, abaixo da linha do Equador. Na medida em que se zarpava com facilidade de Pernambuco, da Bahia e do Rio de Janeiro até Luanda ou a Costa da Mina, e vice-versa, a navegação luso-brasileira que se desenvolveu naquelas rotas foi transatlântica e negreira. Vários tipos de trocas uniam as duas margens do oceano.

(Adaptado de Luiz Felipe de Alencastro, O trato dos viventes: formação do Brasil no Atlântico Sul. São Paulo: Companhia das Letras, 2000, p. 61 - 63.)  


Com base no excerto e em seus conhecimentos, responda às questões.
a) Explique a direção dos ventos alísios no Atlântico Sul e a sua funcionalidade no transporte marítimo da África para o Brasil.  
b) Cite e explique um exemplo de relação estabelecida entre o Brasil e a África na época da colonização portuguesa na América.
 
 



Resolução

a) Os ventos alísios são ventos que se deslocam das latitudes próximas aos trópicos dos hemisférios Norte e Sul em direção às latitudes equatoriais. Tal trajeto é realizado devido à existência de sistemas de alta pressão atmosférica  em torno de 30º N e 30º S que repelem e impulsionam esses ventos em direção às áreas de baixa pressão localizadas ao longo da linha do Equador. Esse movimento, regido pela dinâmica da célula de Hadley (conforme imagem a seguir), faz com que  os alísios descarreguem sua umidade nas áreas receptoras devido seu maior aquecimento e retornem em altitudes mais elevadas da atmosfera relativamente secos para as áreas de alta pressão (contra-alísios).

Esquema da Circulação Geral da Atmosfera. Disponível em: https://www.ige.unicamp.br/terraedidatica/v8-1/pdf81/s3.pdf

 

No período das Grandes Navegações, os ventos alísios de sudeste entre África e América do Sul, ou seja, aqueles que sopram do Trópico de Capricórnio sobre o Atlântico Sul, colaboraram no deslocamento das caravelas que traziam produtos e escravos africanos ao Brasil sendo, portanto, elemento natural favorável aos interesses lusos na relação econômica entre suas colônias.

b) A presença portuguesa nos continentes africanos e americanos a partir do século XV ocasionou uma diversa relação entre as duas regiões durante a colonização portuguesa. São exemplos dessa relação:

1) Diáspora africana: escravização de africanos visando a manutenção do tráfico transatlântico. O comércio  de africanos representou um lucrativo negócio para os portugueses, que já se utilizavam de negros escravos na Ilha da Madeira. Os lusos ocuparam áreas da África Ocidental que se tornaram importantes entrepostos do tráfico, como, por exemplo, a Costa da Mina, no golfo da Guiné, e as regiões de Angola, e São Tomé e Princípe, que seriam colônias portuguesas. Com a expansão desse mercado, os europeus intensificaram as disputas entre os vários grupos étnicos africanos, que passaram a fazer mais prisioneiros de guerra com o intuito de serem trocados com os traficantes por fumo, aguardentes, armas de fogo, dentre outros.  Por fim, a lucratividade do tráfico transatlântico para a América justificou também a preferência dos portugueses pelos escravos africanos em detrimento da escravidão indígena. O tráfico de escravos foi uma atividade que persistiu entre meados do século XVI até o ano de 1850, quando a Lei Eusébio de Queirós, decorrente de forte pressão inglesa contrário à prática, tornou-a ilegal. 

2) Influência cultural africana no Brasil. A presença africana ao longo da história do Brasil promoveu significativas influências culturais entre as duas regiões. Podemos citar como exemplos religiões de matriz africana como o Candomblé, manifestações culturais como o Jongo, além de outras influências de origem banto como a capoeira,  instrumentos musicais como o tambor e manifestações folclóricas como as congadas. 

3) Retomada de Luanda pelos portugueses no século XVII. Os holandeses, que tinham conquistado o Nordeste brasileiro em 1630, invadiram e ocuparam Luanda em 1641, motivados pelo interesse em controlar as rotas transatlânticas de escravos.  Essa ação prejudicou especialmente o abastecimento de escravos para a América Portuguesa, de modo que a expedição para a retomada do território partiu do Rio de Janeiro, sendo liderada por Salvador de Sá. A reconquista de Angola resultou na rearticulação do abastecimento de escravos para a Bahia, e principalmente o Rio de Janeiro.