Logo UNICAMP

Questão 3 Unicamp 2020 - 2ª fase - dia 2

Carregar prova completa Compartilhe essa resolução

Questão 3

Consequências da mineração Desmatamento

Leia os três excertos e responda às questões.


Texto 1: “Mas cachoeira é barranco de chão, e água se caindo por ele, retombando; o senhor consome essa água, ou desfaz o barranco, sobra cachoeira alguma? Viver é negócio muito perigoso...”

(João Guimaraes Rosa, Grande Sertão: Veredas. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2001, p. 26.)


Texto 2: “Chego à sacada e vejo a minha serra, / a serra de meu pai e meu avô, / de todos os Andrades que passaram / e passarão, a serra que não passa. / (...) / Esta manhã acordo e / não a encontro. / (...) / foge minha serra, vai / deixando no meu corpo e na paisagem / mísero pó de ferro, e este não passa.”

(Carlos Drummond de Andrade, Boitempo II. Rio de Janeiro: Record, 1994, p. 72.)


Texto 3: “Menor em quilômetros do que o desastre de Mariana, causado pela Samarco, controlada pela mesma Vale, o de Brumadinho é gigante em gravidade: as florestas e rios afetados eram muito mais ricos e importantes para o equilíbrio ambiental, salientam especialistas.”

(Fonte: https://oglobo.globo.com/brasil/dano-ambiental-em-brumadinho-ameaca-centenas-de-especies-23424033. Acessado em 06/11/2019.)
 
 


a) A vida imita a arte. Quando Guimarães Rosa, que se criou nas terras do sertão do Paraopeba, e Drummond escreveram, provavelmente não imaginavam o que ocorreria em Brumadinho e Mariana. Percebe-se uma relação entre um processo de transformação e as expressões “mísero pó de ferro”, em Drummond, e “desfaz o barranco”, em Rosa. Identifique a atividade econômica e descreva o processo de transformação da matéria-prima implícitos nos textos desses autores.  
 
b) Em Brumadinho, a lama afetou espécies endêmicas de “florestas e rios” da Mata Atlântica e do Cerrado mineiros, em área da Reserva da Biosfera da Unesco da Serra do Espinhaço. Considerando a possível extinção das espécies endêmicas afetadas, identifique e explique uma consequência biológica para o equilíbrio ambiental desses ecossistemas.  



Resolução

a) A atividade econômica presente nos textos é a mineração. A produção de ferro exige enormes quantidades de rochas de onde se extrai óxidos de ferro como a hematita. A produção gera uma grande quantidade de rejeitos e enormes impactos ambientais, daí as expressões "desfaz o barranco" em João Guimarães Rosa e "mísero pó de ferro" em Carlos Drummond de Andrade.

b) Uma espécie endêmica é uma espécie encontrada exclusivamente em uma determinada região geográfica, no caso do texto, na Mata Atlântica e cerrado mineiros. A espécie endêmica sobrevive e existe apenas em condições específicas da região geográfica e bioma no qual é encontrada, e, portanto, depende de condições ambientais restritas e relações ecológicas distintas para sobreviver. O oposto de uma espécie endêmica é uma espécie cosmopolita que possui enorme amplitude de distribuição geográfica, sendo capaz de adaptar, tolerar e sobreviver em diversas condições ambientais. A extinção de espécies endêmicas prevê efeitos devastadores nas relações tróficas do bioma. Toda extinção provoca a redução na variabilidade genética, afinal, organismos serão eliminados e variantes gênicas que seriam perpetuadas ao longo das gerações são perdidas junto com os seres vivos que foram mortos. Outro aspecto relevante é que, ao ser eliminada de um ambiente, a espécie provocará um enorme impacto nas cadeias alimentares da qual fazia parte. Em situações de teias alimentares simples, a extinção de uma espécie poderia provocar morte dos níveis tróficos seguintes por falta de alimento ou poderia provocar competição por um outro tipo de alimento, que, possivelmente, se tornaria escasso, futuramente. Além de relações alimentares, as espécies endêmicas podem estabelecer relações ecológicas harmônicas e desarmônicas com outras espécies, de forma a auxiliar o controle populacional das mesmas. Assim, a eliminação das espécies endêmicas poderia afetar a densidade populacional de outras espécies locais dependente de relações ecológicas com as espécies que foram extintas.