Logo UNICAMP

Questão 5 Unicamp 2020 - 2ª fase - dia 2

Carregar prova completa Compartilhe essa resolução

Questão 5

Evolução Evidências da evolução

O fóssil de um vertebrado quadrúpede, Peregocetus pacificus, foi descoberto na costa do Peru. O animal deve ter vivido há aproximadamente 42 milhões de anos. A descoberta fornece novas informações sobre como os ancestrais das baleias fizeram a transição da terra para o mar. Especialistas notaram que os pés com cascos e a forma das pernas permitiam suportar o peso do animal, que apresentava uma grande cauda, indicando um estilo de vida semiaquático.   

(Fonte: O. Lambert e outros, An amphibious whale from the middle eocene of Peru reveals early South Pacific dispersal of quadrupedal cetaceans. Current Biology, Cambridge, v. 29, n. 8, p. 1352-1359, abr. 2019.) Para facilitar a visualização, as duas imagens não estão na mesma escala.   
 


a) O espécime descoberto preenche uma lacuna crucial no conhecimento sobre a forma como as baleias evoluíram e se espalharam pelos oceanos, pois até então não havia uma indicação clara sobre suas habilidades de caminhada e de natação. Defina evolução divergente. Considerando as imagens e as informações apresentadas, explique por que podemos considerar o caso como um exemplo de evolução divergente.
 
b) As primeiras baleias totalmente aquáticas teriam surgido entre 41 e 35 milhões de anos atrás, preenchendo um nicho ecológico deixado vago quando os últimos répteis marinhos, juntamente com os dinossauros, foram extintos há 66 milhões de anos. Cite e explique duas características associadas às adaptações das baleias a um meio completamente aquático.
 
 



Resolução

a) A evolução biológica é um fenômeno que transcorre ao longo do tempo, ao longo desse processo espécies mais antigas originaram linhagens distintas de descendentes mediante ao fenômeno de especiação. As diferentes espécies originadas a partir de um ancestral comum ainda guardarão várias semelhanças bioquímicas, anatômicas e embriológicas, todas herdadas desse mesmo ancestral, porém, esses descendentes também apresentam diferenças da mesma ordem, resultantes de uma outra força evolutiva, a seleção natural. As espécies aparentadas, embora resultem de um mesmo ancestral, podem estar em ambientes diferentes, sofrendo pressões ambientais distintas, com diferentes características sendo selecionadas. Dessa forma as adaptações particulares observadas na história evolutiva de cada espécie podem torná-las cada vez mais distintas ao longo do tempo. Essa evolução diferenciada dos descendentes de um mesmo ancestral, resultante da ação de pressões ambientais diversas, é conhecida como divergência evolutiva ou irradiação adaptativa. 

A imagem apresentada, junto o texto exposto, corresponde a um caso de divergência evolutiva ao sugerir que as baleias atuais são descendentes de tetrápodes terrestres, sendo a espécie do Peregocetus pacificus um possível ancestral importante na transição que ocorreu do meio terrestre para o meio exclusivamente aquático. A imagem apresentada evidencia as semelhanças anatômicas do sistema esquelético dos dois animais, tais semelhanças seriam explicadas pela ancestralidade comum das duas espécies. Além disso, as informações sobre pés com cascos e a forma das pernas que indicam um estilo de vida semiaquático situam os possíveis ancestrais das baleias em um ambiente com pressões ambientais necessárias para selecionar as características observadas nas baleias modernas. 

b)   Ao longo da história evolutiva das baleias o ambiente selecionou características que foram favoráveis à sobrevivência nesse ambiente. Várias características podem ser associadas à adaptação à vida totalmente aquática. São elas:

  • Hidrodinâmica; o corpo das baleias apresenta um formato anatômico favorável à natação, reduzindo o atrito e favorecendo o deslocamento no ambiente líquido.

  • Ausência de pelos; diferente dos seus ancestrais, a ausência quase total de pelos também reduz o atrito com a água durante o deslocamento, proporcionando um aumento na velocidade e diminuindo o gasto energético durante a movimentação. 

  • Patas modificadas em nadadeiras; os membros anteriores são adaptados à natação, e diferente das patas de seus ancestrais, as nadadeiras em forma de pá, ao serem movimentadas, promovem a propulsão no meio líquido.  

  • Perda dos membros posteriores. A redução gradativa dos membros posteriores até a sua ausência completa é mais uma adaptação promovida pela seleção natural.