Logo UNICAMP

Questão 6 Unicamp 2020 - 2ª fase - dia 2

Carregar prova completa Compartilhe essa resolução

Questão 6

Poluição e interferências humanas

Um estudo associou o nível de desmatamento com a biodiversidade de organismos em duas regiões próximas, com mesma extensão territorial e flora similar. As quantidades de áreas com florestas tropicais conservadas (florestas com estrutura vertical bem definida e sem sinais de perturbação ambiental) e com pastos limpos (pastos com baixa densidade de espécies lenhosas, com uma forrageira dominante) foram avaliadas e estão representadas no gráfico A. O gráfico B apresenta o número de espécies de plantas encontradas nos estratos inferior (espécies de baixo porte) e superior (espécies de alto porte) da vegetação em cada região.


a) Considerando a cobertura vegetal e a biodiversidade, associe as regiões 1 e 2 mostradas no gráfico A com as regiões X e Y mostradas no gráfico B. Justifique sua resposta.


 
 

(Fonte: I. do Vale e outros, Riqueza de plantas em mosaicos rurais na região do “arco do desmatamento”, Amazônia Oriental, Brasil. Revista Espacios, Caracas, v. 38, n. 36, p. 29-45, 2017.)

b) Serviços ecossistêmicos são os benefícios da natureza para as pessoas, os quais são vitais para o bem-estar humano e para as atividades econômicas. Entre tais serviços, há os classificados como serviços ecossistêmicos de regulação do ambiente, tais como os que afetam o ciclo biogeoquímico. Cite e explique dois serviços ecossistêmicos de regulação afetados pelo desmatamento e por queimadas.
 
 



Resolução

a) A região 1 corresponde à região X; e a região 2 corresponde à região Y.

De acordo com a análise e interpretação do gráfico, a região 1 possui cobertura vegetal predominante de pastos limpos (que podem ser naturais ou resultantes de degradação ambiental), enquanto na região 2 predominam as florestas conservadas. Assim, na região 1 predominam pastos limpos que possuem menor cobertura vegetal e menor fornecimento de alimento, sendo capazes de abrigar menor número de espécies que habitam, predominantemente, estratos inferiores conforme encontrado na região X. Regiões de florestas conservadas apresentam vegetação em diversos estratos, o que favorece a instalação de maior diversidade de espécies, além de relações tróficas mais diversas. Na região 2, predominam florestas conservadas capazes de abrigar um maior número de espécies total e maior número de espécies de estratos superiores, característica correspondentes à região Y do segundo gráfico. 

b) Desmatamentos e queimadas têm um potencial devastador para o ambiente e podem comprometer seriamente os serviços ecossistêmicos. A eliminação da cobertura vegetal pode ter um impacto no ciclo da água e alterar o microclima de uma região, modificando as temperaturas locais, a umidade do ar, a vazão de rios e a disponibilidade da água para consumo humano. A cobertura vegetal reduz a evaporação superficial e retém a água no solo, dessa forma garantem maior umidade do ar e a manutenção da água localmente. A eliminação da floresta poderia tornar o ar mais seco e produzir um agravamento de doenças pulmonares e tendo um impacto negativo na qualidade de vida da população. As florestas também são importantes para manter a vazão dos rios e seus afluentes, com a retirada da mata ciliar poderá ocorrer erosão e assoreamento dos rios, reduzindo a quantidade de água disponível para captação e consumo humano, bem como água para irrigação. Também devemos lembrar que a retirada de florestas provoca um declínio das populações de espécies polinizadoras. Essas espécies são importantes na polinização tanto da floresta nativa conservada como também nos campos de cultivos. A redução de polinizadores pode gerar impactos econômicos significativos, encarecer produtos e comprometer o oferta de alguns produtos às populações.