Logo UNICAMP

Questão 6 Unicamp 2020 - 2ª fase - dia 2

Carregar prova completa Compartilhe essa resolução

Questão 6

Petróleo (Química) Química Ambiental Química Descritiva Forças intermoleculares

Em agosto de 2019, manchas de óleo atingiram mais de 130 localidades de 63 municípios em nove Estados do Nordeste brasileiro, afetando diversos ecossistemas marinhos, além de prejudicar a pesca e o turismo na região. O que se via, na ocasião, eram manchas de um material negro amarronzado, muito viscoso, parecido com piche. No ambiente marinho, o petróleo, uma mistura complexa de compostos orgânicos, sofre modificações iniciais em razão de dois processos que o tornam mais viscoso e denso. Quase ao mesmo tempo, a mancha se espalha e parte dela se dispersa, aumentando a viscosidade e a densidade do material. Com o passar do tempo, as manchas de petróleo sofrem um processo de emulsificação, incorporando água, aumentando de volume e mudando de cor (de negro a marrom), para, em seguida, sofrer fotoxidação e biodegradação, sendo este último processo efetuado por organismos marinhos. As drásticas consequências para o meio ambiente, no entanto, vão muito além do que se observou acentuadamente nesse período de 2019.
 


a) Alguns processos naturais de interação entre uma mancha de petróleo e o ambiente marinho estão resumidos na figura abaixo. Complete a tabela no espaço de respostas com os nomes dos respectivos processos numerados na figura.


b) Dois dos processos que levam à diminuição do tamanho da mancha de óleo ocorrem mais intensamente logo no início do derramamento. Eles também são mais intensos para petróleos mais leves e para derramamentos em águas tropicais. Abaixo, nomeie os dois processos que, no início do derramamento, levam à significativa diminuição do tamanho da mancha de óleo. Em seguida, escolha uma das situações apontadas e justifique, do ponto de vista das interações intermoleculares, por que tais processos ocorrem mais intensamente na situação escolhida.

FOLHA DE RESPOSTAS



Resolução

a) Processos:

1. Fotoxidação 4. Emulsificação
2. Evaporação 5. Dissolução
3. Dispersão 6. Biodegradação

b) Processo 1 - Evaporação

Processo 2 - Dispersão

Situações:

Mais intensos para petróleos mais leves - A evaporação e a dispersão ocorrem mais intensamente para petróleos que contêm moléculas mais leves (menores), cujas interações intermoleculares (forças de van der Waals ou dipolo instantâneo-dipolo induzindo) são mais fracas devido à menor superfície de contato entre essas moléculas.

Mais intensos para derramamentos em águas tropicais - As águas tropicais são mais quentes, o que favorece a quebra das interações intermoleculares (forças de van der Waals ou dipolo instantâneo-dipolo induzindo) que ocorrem na evaporação e dispersão devido a maior energia.