Logo UNICAMP

Questão 4 Unicamp 2020 - 2ª fase - dia 2

Carregar prova completa Compartilhe essa resolução

Questão 4

Caráter Dual da Luz

Filtros ópticos têm muitas aplicações: óculos de sol, equipamentos fotográficos, equipamentos de proteção individual (EPI) em atividades profissionais, etc. A densidade óptica de um filtro (OD) é definida por OD=-log10T , sendo T a transmitância óptica, que é dada pela razão entre a intensidade luminosa transmitida e a intensidade incidente. Nas máscaras de soldador, bem como naquelas usadas para a observação direta do Sol durante um eclipse, são necessários filtros de densidades ópticas muito elevadas, ou seja, filtros que transmitem muito pouca luz, tanto na região visível (de 400 nm a 700 nm) quanto no ultravioleta e no infravermelho.

a) No espaço de resposta, apresenta-se um gráfico da densidade óptica em função do comprimento de onda λ para vários filtros, sendo que para cada um deles a densidade óptica na região visível é aproximadamente constante. Quanto vale a transmitância para λ=900 nm do filtro de OD~0,4 na região visível?

b) A água é um bom filtro óptico no infravermelho próximo, e tem um pico de absorção em comprimentos de onda ligeiramente inferiores a 3,0 μm. A energia do fóton é dada por E=hf, em que h=6,6 x 10-34J·s é a  constante de Planck, e f é a frequência da onda eletromagnética. Quanto vale a energia do fóton absorvido no comprimento de onda λ=3,0μm ?


*A velocidade da luz no vácuo vale c=3,0×108 m/s.

CAMPO DE RESOLUÇÃO E RESPOSTA



Resolução

a) A figura abaixo destaca em verde o gráfico da densidade óptica (OD) do filtro que possui OD de aproximadamente 0,4 para a luz visível, compreendida no intervalo de comprimentos de onda entre 400 nm e 700 nm.

Note no gráfico que este filtro, no comprimento de onda de 900 nm, possui OD=1,0 (ponto marcado em vermelho no gráfico acima). Da definição dada no enunciado para a densidade óptica, vem que:

OD=-log10T1,0=-log10TT=10-1T=0,1=10%.

b) A frequência de uma onda eletromagnética no vácuo pode ser expressa em função da velocidade da luz no vácuo e do comprimento de onda como:

f=cλ.

Aplicando esta expressão à da energia do fóton, temos, utilizando unidades do S.I. comλ=3,0 μm=3,0·10-6 m:

E=h·f=h·cλ=6,6·10-34·3,0·1083,0·10-6E=6,6·10-20 J.