Logo FUVEST

Questão 6 Fuvest 2020 - 2ª fase - dia 2

Carregar prova completa Compartilhe essa resolução

Questão 6

Solubilidade (Equilíbrio) Kps

Muitos metais (Mn+) em água, dependendo do pH da solução, formam hidróxidos (M(OH)n) insolúveis.
Esse comportamento pode ser descrito pela equação (I), que relaciona o valor de pH com o logaritmo da concentração do metal (log [Mn+]), para uma dada temperatura, em que KPS é a constante do produto de solubilidade do hidróxido do metal.

Equação (I): logMn+=logKPS+14n-npH

O comportamento da equação (I) é representado no gráfico, no qual as linhas mostram o valor de pH e log[Mn+] em que se inicia a precipitação de cada um dos metais. Em condições mais alcalinas do que a apresentada na linha de cada metal, será observada a espécie insolúvel como hidróxido e, em condições mais ácidas do que a apresentada na linha, será observada a espécie em sua forma solúvel.

a) Pinte, no gráfico da folha de respostas, a região onde o Cr3+ se encontra na forma solúvel e o Ti4+ se encontra na forma de Ti(OH)4 insolúvel.
b) As linhas que representam Mg2+ e Ca2+ possuem a mesma inclinação, mas diferem da inclinação das linhas que representam Cr3+ e Xn+, que possuem a mesma inclinação entre si. Indique a carga n de Xn+ e justifique com base na equação (I).
c) Indique qual das espécies tem maior valor de KPS: Ca(OH)2 ou Mg(OH)2. Justifique com base nas informações dadas.

FOLHA DE RESPOSTA



Resolução

a) Pelo enunciado, em condições mais ácidas, ou seja, de menor pH na linha de cada metal, será observada a espécie em sua forma mais solúvel:

O Ti4+ se encontra na forma insolúvel Ti(OH)4 em condições mais alcalinas, isto é, de maior pH em relação as linhas do gráfico:

Assim, a região de interseccção entre as duas áreas destacadas anteriormente:

b) Como as linhas que representam Mg2+ e Ca2+ possuem a mesma inclinação e esses íons possuem a mesma carga, podemos pensar em relacionar a inclinação com a carga, ou seja, se a inclinação é a mesma os íons devem apresentar a mesma carga. Tal fato pode ser comprovado pela equação fornecida no enunciado:

log [Mn+]=log (KPS)+14n-n (pH)

Como essa equação representa uma reta, podemos compará-la com uma  de função polinomial de 1o grau: y=b+ax, sendo o a o coeficiente angular e resposável pela inclinação da reta.

Assim, temos:

log [Mn+]y=log (KPS)+14nb-na (pH)x

Portanto, se a inclinação das linhas que representam Cr3+ e Xn+  são iguais, esses íons apresentam a mesma carga, ou seja, X3+.

c) O valor de KPS dessas espécies pode ser calculado escolhendo um ponto do gráfico e usando a equação fornecida no enunciado.

log [Mn+]=log (KPS)+14n-n (pH)

Para o Mg(OH)2, n = 2 e utilizando o ponto em que log [Mn+] = -5 e pH ~ 11, podemos substituir na equação:

                   log [Mn+]=log (KPS)+14n-n (pH) -5=log(KPS)+14·2-2·11 log KPS=-11KPS=10-11

Para o Ca(OH)2, n = 2 e utilizando o ponto em que log [Mn+] = -5 e pH=14, substituindo:

-5=log(KPS)+14·2-2·14 log KPS=-5KPS=10-5

Portatnto, o maior valor de KPS é do Ca(OH)2.