A minissérie de TV com cartaz ao lado é uma ficção que remete à história de um dos piores desastres nucleares que ocorreram no século XX: a explosão na usina nuclear de Chernobyl, na Ucrânia sob domínio soviético, em 26 de abril de 1986. Em razão de problemas operacionais e de projeto, um dos reatores da usina lançou uma nuvem na atmosfera, atingindo outras partes da então União Soviética e regiões da Europa Ocidental.
Apesar de relevante, Chernobyl corria o risco de desaparecer na névoa do passado da Guerra Fria, ao mesmo tempo em que novas gerações cresciam com seus próprios traumas. Para os ucranianos, é conflito sempre presente com a Rússia.
Disponível em https://exame.abril.com.br/mundo/.
a) Aponte a causa dos impactos na saúde humana sugerida no cartaz.
b) Cite e explique um aspecto positivo do uso da energia nuclear.
c) Qual a relação entre o desenvolvimento da tecnologia nuclear e o contexto da Guerra Fria?
a) Chernobyl foi o maior acidente nuclear em usinas de produção de energia eletronuclear já ocorrido na recente história desta fonte de energia. O acidente inaugurou um patamar único de contaminação radioativa (nível 7 em uma escala que antes ia até o nível 5). O que observamos na imagem é a presença humana em área de grande vazamento de energia radioativa bem como a presença de poeira radioativa exalada pela explosão do reator de Chernobyl, o que exige a utilização de equipamentos de proteção individual contra contaminação por radioatividade como pode ser visto na imagem. Tal presença de energia radioativa bem como a presença de poeira da explosão do reator expõem toda a presença de vida na área contaminada a sérias doenças que levam à morte.
b) A energia Termonuclear é considerada uma fonte de energia limpa uma vez que não emite nenhum tipo de gases poluentes em seu processo de geração de energia. Apesar de ter o urânio como matéria prima base, um mineral não renovável, este tipo de fonte ainda é considerado abundante em nosso planeta. É uma fonte de energia com produção ampla e muito eficiente. Pode ser produzida próxima aos mercados consumidores, o que diminui o desperdício energético com o translado até o mercado consumidor.
c) A guerra fria foi o período histórico que se estendeu entre 1945 (pós 2ª Guerra mundial) e 1989 (queda do muro de Berlim). Ficou marcada por ser o período de oposição de dois modelos político-econômicos divergentes, o socialista liderado pela superpotência URSS e o capitalista capitaneado pela superpotência EUA. Esse momento histórico ficou conhecido como um período de 'guerra improvável e paz impossível', isto é, período de intensa concorrência e busca pela supremacia global entre as duas superpotências e seus respectivos blocos. Guerras indiretas, corrida espacial e, principalmente, corrida pela supremacia bélica marcaram eventos de disputas entre a União Soviética (URSS) e os Estados Unidos (EUA). No caso da corrida armamentista, a conquista da tecnologia nuclear esteve sempre diretamente ligada às pesquisas nucleares e aos avanços da produção de energia termonuclear, culminando sempre com a ampliação do potencial tecnológico bélico nuclear. Chernobyl foi construída para ser a maior usina termonuclear do planeta e era uma mostra clara da manutenção do status de superpotência e de poder (inclusive bélico) de uma URSS que já se mostrava decadente no início dos anos 80.