Consiste em uma área úmida, definida como “ecossistema costeiro, de transição entre os ambientes terrestre e marinho, característico de regiões tropicais e subtropicais, sujeito ao regime das marés”. (SCHAEFFER‐NOVELLI, 1995).
a) Qual é o ecossistema representado em destaque no mapa e descrito no excerto?
b) Aponte as razões da ocorrência desse ecossistema na faixa destacada do mapa e explique uma de suas funções ambientais.
c) Cite e explique dois fatores antrópicos que ameaçam esse ecossistema no Brasil.
a) O ecossistema representado é o manguezal, ecossistema litorâneo que no Brasil se estende desde o Oiapoque (Amapá) até Santa Catarina.
b) Além do fator climático assinalado no texto, os mangues apresentam adaptações ao fluxo das marés, à presença de sais (plantas halófilas) e solos arenosos. Uma de suas principais adaptações são as raízes pneumatóforas. A importância ambiental dos mangues reside no fato de que são fundamentais para a alimentação e reprodução de inúmeras espécies.
c) A expansão urbana acelerada e desordenada em cidades litorâneas associada à especulação imobiliária tem sido duas das principais causas antrópicas que ameaçam este ecossistema. Tais fatores contribuem para ocupação irregular dos manguezais, pois intensificam os processos de segregação espacial e de exclusão social nessas cidades.
O aumento do povoamento nos manguezais promove o desmatamento intensificando, dessa forma, os processos de erosão e de assoreamento. Além desse impacto há também o risco de despejo de esgoto e lixo o que provoca a poluição das águas nesse importante ecossistema.