Logo FUVEST

Questão 4 Fuvest 2020 - 2ª fase - dia 2

Carregar prova completa Compartilhe essa resolução

Questão 4

Recursos minerais brasileiros Exploração e degradação da vegetação

A RENCA (Reserva Nacional do Cobre e Associados) é uma área de 46.450km2 criada em 1984 que comporta diversos tipos de jazidas minerais, onde a CPRM (Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais) detém exclusividade na condução de trabalhos de pesquisa geológica, determinando a viabilidade quanto às atividades de extração. Há séculos, essa área é ocupada por povos originários que
tiveram em suas terras a prospecção mineral. A demarcação das terras indígenas nessa área teve início somente a partir da década de 1990.

a) Cite uma aplicação econômica de um dos minérios que podem ser encontrados na região.
b) Utilizando a legenda do mapa, destaque dois conflitos sociais passíveis de ocorrência na região.
c) Cite e explique dois tipos de impactos ambientais decorrentes da exploração minerária.



Resolução

a)  A Reserva Nacional do Cobre e Associados (Renca) é uma área de mais de 46 mil Km² (maior que a Dinamarca) que foi criada no início dos anos 80 entre o território do Amapá e o Pará com o objetivo de ampliar as pesquisas de mineração na região e garantir o monopólio nacional de extração da região. Entremeada por diversas reservas ambientais e unidades de conservação ambiental, é uma região que apresenta uma grande quantidade de ouro (mineral valioso em si mesmo e utilizado como reserva de valor) além de muito cobre, minério com produção crescente no país, importante para a criação de infraestrutura elétrica das sociedades modernas bem como para a produção de componentes eletrônicos por ser o mineral base condutor de eletricidade nas placas e circuitos eletrônicos modernos.

b) Podemos observar no mapa a ampla presença de áreas de proteção ambiental e reservas indígenas, entretanto, também pode ser observada a presença de espaços sem quaisquer controle ambiental ou exclusividade territorial de povos indígenas. É justamente nas fronteira das áreas sem proteção ambiental ou reservas étnicas que encontramos o avanço de espaços de mineração que penetram ilegalmente nas reservas indígenas ou de proteção ambiental, com intuito de ampliar as áreas de exploração. Podemos também pressupor que onde não há mineração pode haver ainda avanço da fronteira agropecuária que traria além do conflito entre indígenas e extratores minerais o conflito entre agropecuaristas e nativos na região.

c) Podemos encontrar o desmatamento e a perda de biodiversidade como o impacto ambiental inicial decorrentes do avanço da mineração local. O aumento erosivo seguido da perda de nutrientes do solo (lixiviação) bem como o assoreamento de mananciais também entram nesta lista, pois além do uso da água para a mineração o solo desnudo torna-se muito mais suscetível a tais problemas ambientais.