Logo FUVEST

Questão 5 Fuvest 2020 - 2ª fase - dia 2

Carregar prova completa Compartilhe essa resolução

Questão 5

Fatores climáticos Tipos de precipitação (Climatologia) Recursos minerais brasileiros

Analise os dados de precipitação média anual para as localidades.

"A velha identificação desse setor costeiro de exceção ‐ o 'cabo frio' ‐ possibilitou interpretar a combinação de fatores que responde pela presença de aludido reduto de caatingas na referida região". (AB´SÁBER, 2003).
Com base na análise dos dados de precipitação média anual, na localização das estações meteorológicas e em seus conhecimentos sobre a dinâmica climática e oceanográfica da região, responda:
a) Que fenômeno oceanográfico ocorre nas águas oceânicas da região de Cabo Frio‐RJ?
b) Qual é a atividade de extração mineral conhecidamente associada à região de Cabo Frio‐RJ? Explique como um fenômeno natural que ocorre na região corrobora para a existência dessa atividade.
c) Qual a explicação física para a redução das precipitações em Cabo Frio‐RJ e qual sua manifestação na paisagem continental?



Resolução

a) O fenômeno que encontramos na costa oceânica brasileira na região carioca de Cabo Frio é a ressurgência ou afloramento (Upweeling). Tal fenômeno ocorre a partir da chegada de um fluxo de água fria profundo que ao tocar o relevo oceânico costeiro emerge trazendo com ele um grande volume de nutrientes que antes estavam depositados no fundo oceânico. Tais fatores contribuem diretamente para maior presença de peixes de grande porte (mais bem adaptados a águas frias e a maiores quantidades de alimentos) próximo à costa, favorecendo assim a pesca local. Vejamos o esquema da ressurgência a seguir:

fonte: Imagem adaptada: National Oceanic and Atmospheric Administration U.S. Department of Commerce (NOAA). https://oceanservice.noaa.gov/facts/upwelling.html

b) A principal atividade mineral da região carioca de Cabo Frio é a extração de Sal Marinho. Este recurso mineral também é conhecido como halita, e pode ser retirado de regiões costeiras que contenham rocha salina exposta pela evaporação da água ocorrida em algum momento histórico anterior ou induzida antropicamente. O sal é levado aos oceanos pela água superficial dos rios que retiram este minério das rochas continentais, e em regiões de água fria em geral apresentam-se em maior concentração. Podemos fazer tal afirmação quando entendemos que as corrente marítimas frias se formam a partir da intensa salinidade da água em seu ponto de origem, e assim se mantém por ter baixo índice de precipitação nos oceanos por consequência da menor temperatura e menor evaporação devido à baixa temperatura da água.

c) Podemos e até devemos fazer ligação direta entre corrente marítimas frias e atmosfera seca - semiaridez. Como já dito acima, as correntes frias como a que chega em Cabo Frio (um braço da corrente fria das Falklands) apresentam baixo índice de precipitação nos oceanos por onde passam em consequência da menor temperatura das águas e por conseguinte menor evaporação, o que leva a formação de atmosfera seca com baixos índices de precipitação, fator perfeitamente visível a partir dos dados comparativos com outras duas regiões da costa carioca, não afetados pela ressurgência, apresentados na tabela presente no enunciado. A Menor precipitação modifica a paisagem que se adapta apresentando características mais propensas a semiaridez típica de formações de caatinga.