Logo FUVEST

Questão 1 Fuvest 2020 - 2ª fase - dia 2

Carregar prova completa Compartilhe essa resolução

Questão 1

Equação fundamental da ondulatória

Uma pessoa produz oscilações periódicas em uma longa corda formada por duas porções de materiais diferentes 1 e 2, nos quais a velocidade de propagação das ondas é, respectivamente, de 5 m/s e 4 m/s. Segurando a extremidade feita do material  1, a pessoa abaixa e levanta sua mão regularmente, completando um ciclo a cada 0,5 s, de modo que as ondas propagam‐se  do material 1 para o material 2, conforme mostrado na figura. Despreze eventuais efeitos de reflexão das ondas.

a) Circule, dentre os vetores na folha de respostas, aquele que melhor representa a velocidade do ponto P da corda no instante  mostrado na figura.

b)  Calcule a frequência e o comprimento de onda no material 1. 

c)  Calcule a frequência e o comprimento de onda no material 2.

FOLHA DE RESPOSTA

a)

 

 



Resolução

a) A figura a seguir representa a onda se propagando no material 1, da esquerda para a direita, em determinado instante (linha cheia) e em um instante de tempo muito pequeno após.

Como cada elemento da corda oscila apenas na vertical, podemos perceber que o ponto P se desloca da posição inicial para uma posição P' logo abaixo, assim podemos afirmar que a velocidade do ponto P é para baixo uma vez que consideramos um intervalo de tempo muito pequeno.

O vetor escolhido deve ser:

b) A frequência da onda depende apenas da frequência da fonte, sendo neste caso a mão da pessoa. Sabendo que a frequência é o inverso do período e que o período foi dado no enunciado (T=0,5 s), podemos determinar a frequência da onda nos dois meios:

f=1Tf=2 Hz.

Pela equação fundamental da ondulatória, o comprimento de onda no meio 1 (λ1) pode ser determinado por:

v1=λ1·f,

sendo v1=5 m/s dado no enunciado. Portanto:

v1=λ1·f5=λ1·2

λ1=2,5 m.

c) Conforme discutido no item anterior, a frequência da onda não muda e vale f=2 Hz.

Novamente pela equação fundamental da ondulatória podemos determinar agora o comprimento de onda no meio 2 (λ2), por:

v2=λ2·f,

sendo v2=4 m/s dado no enunciado. Portanto:

v2=λ2·f4=λ2·2

λ2=2 m.