Logo FUVEST

Questão 5 Fuvest 2020 - 2ª fase - dia 2

Carregar prova completa Compartilhe essa resolução

Questão 5

Sucessão Ecológica Primária

A curva do gráfico mostra a variação da altura média de plantas durante a sucessão primária, em uma área na qual a vegetação nativa, de floresta tropical úmida, foi totalmente destruída pelo derrame de lava de um vulcão. No início da sucessão, o solo era composto por rocha nua (lava consolidada). Na parte superior do gráfico, estão representadas três fases da sucessão (1, 2 e 3).

a) Cite um grupo de organismos pioneiros que possa ter predominado na fase 1 da sucessão.
b) No gráfico de sua Folha de Respostas, desenhe uma curva que represente a tendência quanto à biomassa da comunidade vegetal em relação ao tempo decorrido durante essa sucessão, indicando sua fase climáxica.
c) A que se deve o aumento na altura média das plantas na fase 2 e sua estabilização na fase 3? Em qual(is) fase(s) da sucessão apresentada(s) no gráfico a quantidade de oxigênio liberado pelas plantas por meio da fotossíntese é semelhante à quantidade de oxigênio utilizado por elas na respiração?

FOLHA DE RESPOSTAS



Resolução

a) A fase 1 desta sucessão corresponde ao momento inicial, ou seja, quando ainda não havia solo, mas apenas rocha resultante da lava solidificada. Nestas condições, organismos que conseguem se instalar são os liquens, pois são pouco exigentes, não necessitam de solo, e são energeticamente auto-suficientes, pois sendo uma associação entre fungos e algas, temos as algas realizando fotossíntese e fornecendo alimento ao fungo, enquanto o fungo absorve umidade, dando condições para as algas permanecerem vivas.

b) Ao longo de uma sucessão ecológica primária, alguns parâmetros aumentam com o passar do tempo, sendo a biomassa vegetal um destes parâmetros. Assim sendo, o gráfico resultante é semelhante ao apresentado para a altura do estrato vegetal, sendo a fase indicada a que corresponde à fase climáxica.

c) A altura média da vegetação aumenta na fase 2 pois neste momento já existe solo, com grande acúmulo de matéria orgânica, proveniente da vegetação e de animais em decomposição, fezes e urina de animais, ou mesmo trazida de outros locais pelo vento. Este solo vai ganhando espessura com o passar do tempo, podendo assim suportar plantas cada vez maiores, como arbustos, árvores de pequeno porte, até chegar nas árvores de grande porte. Na fase 3 ocorre a estabilização pois neste momento a vegetação e também a fauna já atingiram o seu máximo de diversidade, e todos os nichos ecológicos estão ocupados. Além disso, sendo a área uma floresta tropical úmida, ao atingir o máximo de desenvolvimento, teríamos os maiores organismos vegetais atingindo já o seu tamanho máximo, levando assim à estabilidade notada no gráfico.

As quantidades de oxigênio produzido pela fotossíntese e consumido pela respiração se equivalem na fase climáxica, pois neste período teremos organismos de grande porte, com grande biomassa, portanto com grande atividade respiratória, e que já atingiram a estabilidade em seu crescimento/desenvolvimento. Como estes organismos não estarão mais em fase de crescimento, tendo atingido seu tamanho final, a fotossíntese que ocorre corresponde àquela necessária para fornecer o carboidrato exigido apenas para a manutenção dos organismos, tendendo a se equivaler à respiração, em quantidades de oxigênio produzido e consumido. Importante salientar que a maior parte da biomassa de uma floresta tropical úmida se trata de plantas perenes, de porte considerável, e que representam a maior parte da fotossíntese e da respiração vegetal. Nos estratos inferiores de um ambiente como este poderíamos encontrar outras espécies, inclusive com ciclo de vida muito mais curto, mas que quantitativamente não são importantes no cômputo final das quantidades de oxigênio produzido e consumido.