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Questão 4 Fuvest 2020 - 2ª fase - dia 1 - Português e Redação

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Questão 4

textos jornalísticos

        O vídeo “Por que mentiras óbvias geram ótima propaganda” destaca quatro aspectos principais da propaganda russa: 1) alto volume de conteúdo; 2) produção rápida, contínua e repetitiva; 3) sem comprometimento com a realidade; e 4) sem consistência entre o que se diz entre um discurso e outro. Essencialmente, isso é o firehosing (fluxo de uma mangueira de incêndio). O conceito foi concebido após cerca de seis anos de observação do governo de Vladimir Putin. No entanto, é impossível não notar as semelhanças com as táticas discursivas de políticos ocidentais.
        Para tentar inibir efeitos da tática, apenas rebater as mentiras disseminadas não é uma ação eficaz. Já mostrar outra narrativa, tal como contar como funciona a criação de mentiras dos propagandistas, sim, seria um método mais efetivo. De maneira simplificada, é o que o linguista norte-americano George Lakoff chama de verdade-sanduíche: primeiro exponha o que é verdade; depois aponte qual é a mentira e diga como ela é diferente do fato verdadeiro; depois repita a verdade e conte quais são as consequências dessa contradição. A ideia é tentar desmentir discursos falsos sem repeti-los.

Le Monde Diplomatique Brasil, “Firehosing: a estratégia de disseminação de mentiras usada como propaganda política”. Disponível em https://diplomatique.org.br/. Adaptado.


a) De que maneira o conceito de firehosing aproximase da imagem do fluxo de uma mangueira de incêndio?
b) Explique com suas palavras a metáfora “verdade-sanduíche” usada pelo linguista George Lakoff.



Resolução

a) Dos aspectos essenciais da propaganda russa, citados no início do excerto, são os dois primeiros itens que sustentam mais fortemente a analogia presente em "firehosing": 1) alto volume de conteúdo; 2) produção rápida, contínua e repetitiva. Assim como uma mangueira usada por bombeiros para apagar incêndios libera de forma ininterrupta grandes quantidades de água, a estratégia propagandista russa, empregada também em outros países, tem por objetivo produzir contínua e repetitivamente conteúdo sem qualquer lastro com a realidade.

b) Uma resposta efetiva à tática do "firehosing" seria, segundo o excerto, confeccionar outra narrativa, paralela à mentirosa, em vez de simplesmente desmenti-la. Essa é, para George Lakoff, a função da "verdade-sanduíche". Trata-se de uma estratégia que consiste em três etapas (camadas de um sanduíche):

I - exposição da verdade, o que poderia ser assemelhado, metaforicamente, à primeira fatia de pão;

II - confronto com a mentira, explicitando suas diferenças em relação à verdade, o que seria, na imagem metafórica, o recheio do sanduíche;

III - retomada da verdade e os desdobramentos dela em oposição à mentira. A retomada da verdade produz importante semelhança entre o item III e o item I, de modo que o item III, metaforicamente, seria a segunda fatia de pão.