Logo FUVEST

Questão 6 Fuvest 2020 - 2ª fase - dia 1 - Português e Redação

Carregar prova completa Compartilhe essa resolução

Questão 6

textos jornalísticos

        Adaptados a esse idioma que se transforma conforme a plataforma, os memes e textões dominaram a rotina desta década como modos de a gente rir, repercutir notícias, dividir descontentamentos, colocar o dedo em feridas, relatar injustiças e até se informar. Entraram logo no vocabulário para além da internet: "virar meme", "dar textão". Suas características também interferiram no jeito de compreender o mundo e expressar o que acontece à nossa volta. Viktor Chagas, professor e pesquisador da Universidade Federal Fluminense (UFF), os vê como manifestações culturais de grande relevância para entender o período e, também, como "extravasadores de afetos”. [...]
        Por mais que o textão seja "ão", assim como o meme ele é uma expressão sintética típica de hoje, explica Viktor Chagas. Mesmo o textão mais longo na verdade é um textinho: faz parte da lógica do espaço em que circula.

TAB UOL,“Vim pelo meme e era textão”. Disponível em https://tab.uol.com.br/. Adaptado.

a) Retire do texto dois argumentos que justifiquem a caracterização de “memes e textões” como “extravasadores de afetos”.
b) Em que sentido pode se afirmar que não há uma contradição no trecho “Mesmo o textão mais longo na verdade é um textinho”?



Resolução

a) Segundo o excerto, “memes e textões” são "extravasores de afetos” pois, por meio deles, as pessoas riem, dividem descontentamentos, colocam o dedo nas feridas e relatam injustiças. As quatro ações selecionadas indicam a manifestação de sentimentos, enquanto os outros dois (se informar e repercurtir notícias) devem ser excluídos, uma vez que não se relacionam à afetividade.

b) Os “textões” propagam-se majoritariamente nas redes sociais, ambientes em que as informações circulam de maneira acelerada. Nesse contexto, os textões são considerados extensos apenas nas plataformas em que são produzidos, uma vez que, em outro suporte, a transcrição do mesmo corresponderia a um texto curto, com cerca de uma ou duas páginas. Assim, o mesmo texto pode ser considerado curto ou longo dependendo do ambiente em que é reproduzido.