Observe as seguintes capas que o artista Santa Rosa desenhou para o livro Angústia, de Graciliano Ramos:
Capa da 2ª edição, 1941 |
Capa da 3ª edição, 1947 |
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a) Comente o episódio figurado na capa de 1941, analisando a posição de Luís da Silva na cena.
b) Comente o episódio figurado na capa de 1947, analisando a posição de Luís da Silva na cena.
a) A capa da edição de 1941 reproduz o episódio em que Luís da Silva tenta seduzir sua vizinha Marina, a quem ele encontrava frequentemente no quintal de sua casa, separado apenas por uma cerca do quintal da casa vizinha. A natureza dos sentimentos do narrador não é romântica, mas sexual: embora considerasse Marina fútil e superficial, ele era tomado pelo desejo de possui-la; a moça, porém, querendo preservar sua reputação, impunha limites à aproximação de Luís. Tais limites são representados pela cerca que separa o casal, símbolo do controle e da contenção que ela impunha à paixão do narrador. Ainda de acordo com o relato, Marina só suspenderia essa barreira após o matrimônio, o que faz com que Luís, movido mais pela vontade de realizar seus desejos que pelo sentimento amoroso, a peça em casamento.
b) A edição de 1947 traz uma capa que representa um dos momentos mais dramáticos do romance, o assassinato de Julião Tavares por Luís da Silva. Esse evento pode ser explicado a partir de diferentes razões: Julião havia roubado a noiva de Luís, seduzindo-a com passeios e presentes caros e, em seguida, a abandonara; além disso, esse personagem, filho de um rico comerciante, ocupava uma posição de poder, status e reconhecimento social, o que contrastava com a posição subalterna do narrador, um pobre literato e reles funcionário de repartição. Nesse sentido, Julião representa, para Luís da Silva, os aspectos sociais mais repugnantes, ligados à presunção, ao mandonismo e à exploração e matá-lo significaria para o narrador a libertação das forças que sempre o oprimiram.
Cabe ressaltar, contudo, algumas diferenças entre a ilustração e a narrativa: no livro, Luís da Silva estrangula o rival com uma corda e não com seu braço e toda a cena é descrita a partir da sua perspectiva, não sendo apresentado o ponto de vista de Julião.
Pode-se supor que a ilustração dessa capa pretenda captar a atenção do leitor e despertar o interesse para a leitura da obra, anunciando um crime, sem, contudo, revelar quem é seu autor: a imagem retrata apenas o braço do assassino, como se pretendesse despertar a curiosidade daquele que a observa e instigá-lo a ser o livro para descobrir as circunstâncias e o autor do crime.