Um foguete de massa M partiu do repouso da posição A, no solo horizontal, e subiu verticalmente, monitorado por um radar que o seguiu durante determinado trecho de seu percurso, mantendo-se sempre apontado para ele. A figura 1 mostra o foguete na posição B, a 8500 m de altura, com a linha que liga o radar a ele inclinada de um ângulo em relação à horizontal. Para acompanhar o foguete no trecho AB, o radar girou ao redor de um eixo horizontal que passa por ele, com velocidade angular média . Um pouco mais tarde, ao passar pela posição C, com velocidade de 4600 km/h, o primeiro estágio do foguete (de cor azul, nas figuras), de massa , desacoplou-se do restante do veículo. Imediatamente após o desacoplamento, devido à ação de forças internas, a velocidade escalar do primeiro estágio foi reduzida a 3000 km/h, na mesma direção e sentido da velocidade do foguete no trecho AB, conforme mostra a figura 2.
Considerando a massa total do foguete (M) constante, calcule:
a) a velocidade escalar média do foguete, em m/s, no trecho AB de sua subida vertical.
b) a velocidade escalar instantânea do foguete, em m/s, sem o primeiro estágio, imediatamente após o desacoplamento ocorrido na posição C.
a) A abertura angular é realizada com velocidade angular média , logo, ela é executada ao longo de um intervalo de tempo tal que
Durante este intervalo de tempo o foguete sobe a distância , de modo que sua velocidade escalar, assumindo o referencial orientado para cima, é
b) Como o desacoplamento ocorre somente pela ação de forças internas entre o primeiro estágio e o foguete, eles constituem um sistema isolado e a quantidade de movimento total se conserva. A quantidade de movimento inicial, antes do desacoplamento, se deve ao foguete inteiro, de massa e velocidade , e seu módulo vale
A quantidade de movimento final, após o desacoplamento, se deve ao primeiro estágio, de massa e velocidade e ao restante do foguete, de massa e velocidade a ser determinada. Como ambas estas velocidades estão no mesmo sentido, o módulo da quantidade de movimento do conjunto é igual à soma das quantidades de movimento de cada corpo, logo
Como a quantidade de movimento é conservada,
Já que as velocidades foram mantidas em km/h durante os cálculos, esta é a unidade da resposta final.