Uma corda de 1 m de comprimento está conectada no ponto D de um triângulo retângulo ABC de ângulo reto no vértice A e medidas AB = 3 m e AC = 4 m. O ponto de conexão entre a corda e o triângulo pode deslizar livremente por todos os lados do triângulo. Durante o deslocamento do ponto D por todos os lados do triângulo, com o ponto E distando sempre 1 m do triângulo, E descreverá uma curva fechada, contida no plano do triângulo ABC, chamada de λ.
a) Faça um esboço do desenho de λ e calcule o comprimento dessa curva.
b) Seja M o ponto mais distante do vértice B atingido pelo ponto E durante seu deslocamento e A’ a projeção ortogonal do ponto A sobre a hipotenusa do triângulo ABC. Calcule a distância entre os pontos M e A’.
a) Como o ponto dista sempre 1 m do triângulo em todo percurso, seu trajeto é composto por três segmentos de reta paralelos aos lados do triângulo e três arcos de circunferência com centro nos vértices , e e raio 1, como ilustra a figura abaixo.
Para determinar o comprimento da curva, vamos encontrar a medida do segmento :
Marcando as medidas dos lados e dos ângulos na figura temos o seguinte esboço:
Note que os quadriláteros , e são retângulos, consequentemente , e .
Admitindo as medidas dos arcos , e como , e respectivamente, temos que , ou seja, os arcos compõem uma circunferência de raio 1.
Logo, o comprimento da curva é dado por:
b) Como é o ponto mais distante do vértice atingido pelo ponto , então está no prolongamento de a 1 m de distância de
Temos que é o pé da altura reativa a hipotenusa, então, pelas relações métricas no triângulo retângulo:
Portanto, .