Logo UNICAMP

Questão 8 Unicamp 2020 - 2ª fase - dia 1 - Português, Inglês e Redação

Carregar prova completa Compartilhe essa resolução

Questão 8

Estrutura Vocabular - Processos de formação de palavras Prefixal e Sufixal

Texto I

Em Bacurau, vilarejo fictício no meio do nada que recebe o nome de um pássaro “brabo” de hábitos noturnos, o sertão é também o centro do país. Bacurau cheira a morte. A primeira sequência do longa é a passagem de um caminhão-pipa que atropela caixões pelo caminho. No povoado isolado, mas hiperconectado à internet, os moradores, com uma grande variedade de gêneros, raças e sexualidades, vivem sem água e escondem-se quando o prefeito em campanha pela reeleição chega para distribuir mantimentos vencidos, e despejar livros velhos em frente à escola local. Aí já começa a resistência: em meio à penúria, os moradores organizam-se e ajudamse entre si. Quando o vilarejo literalmente desaparece dos mapas digitais e a comunidade perde a conexão com a internet, a presença de forasteiros coincide com o misterioso aparecimento de cadáveres crivados à bala e Bacurau vive uma carnificina.

(Adaptado de Joana Oliveira, Em ‘Bacurau’, é lutar ou morrer no sertão que espelha o Brasil. El País. Disponível em https://brasil.elpais.com/brasil/2019/08/20/cultura/15663 28403_365611.html. Acessado em 20/10/2019.)

Texto II

(Adaptado do Instagram de Lia de Itamaracá. Disponível em https://www.insta 7zu.com/tag/LiaDeltamaraca. Acessado em 20/10/2019.)


a) Explique por que “bacuralizar” é um neologismo e qual é o processo de formação dessa palavra.

b) Considere as informações sobre o enredo do filme Bacurau presentes no texto I e sobre o papel do Estado na vida da comunidade no texto II. A partir dessas informações, crie um exemplo do uso de “bacuralizar” para cada acepção da palavra registrada no texto II.



Resolução

a) Neologismo é um fenômeno linguístico que consiste na criação de uma palavra nova. Dessa forma “bacuralizar” é um exemplo de neologismo, visto que é um verbo novo criado a partir do substantivo “bacurau”. O processo de formação utilizado para a criação desse novo léxico foi a derivação sufixal, com o acréscimo do sufixo –izar ao substantivo.

b) Considerando os textos I e II, um exemplo de construção que atenda à acepção 1 do verbo “bacuralizar” é: A população do povoado bacuralizou-se para resolver o problema da falta de água, visto que a prefeitura se omitia. Já um exemplo de uso desse mesmo verbo que ilustre a acepção 2  é: A comunidade do vilarejo bacuralizou-se em construções locais com o intuito de se defender das autoridades.