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Questão 2 Unesp 2020 - 2ª fase - dia 1 - Humanas, Natureza e Matemática

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Questão 2

Revolução Francesa

Leia os dois textos, escritos no final do século XVIII.

Texto 1

    O grande dia, resultado da libertação, começava a me despertar; respirava livremente, quando vi diante de mim uma multidão em tumulto. Não fiquei surpreso... Aproximo-me e... oh! espetáculo de horror! Vejo duas cabeças na ponta de uma lança!...

    Aterrorizado, informo-me... “São”, diz-me um açougueiro, “as cabeças de Flesselles e de De Launay...” Ouvindo isso, estremeço! Vejo uma nuvem de males pairar sobre a infeliz capital dos franceses... Mas a informação não estava inteiramente correta: a cabeça de Flesselles, o rosto desfigurado pelo tiro de pistola que há pouco acabara com sua vida, rolava nas águas do Sena. Eram De Launay e seu major que eu via ultrajados!

    Prossigo: mil vozes de arauto para a Novidade... [...] Não acreditei e fui ver o cerco de perto... No meio da Grève, encontro um corpo sem a cabeça estendido no meio do riacho, rodeado por cinco ou seis indiferentes. Faço perguntas... É o governador da Bastilha...

    Que pensamentos!... Esse homem, outrora impassível diante do desespero dos infelizes enterrados vivos sob sua guarda, por ordem de execráveis ministros, ei-lo!...

(Restif de la Bretonne. As noites revolucionárias, 1989.)

Texto 2

    Oh! Aquela alegria me deu náuseas. Sentia-me ao mesmo tempo satisfeito e descontente. E eu disse, tanto melhor e tanto pior. Eu entendia que o povo comum estava tomando a justiça em suas mãos. Aprovo essa justiça [...] mas poderia não ser cruel? Castigos de todos os tipos, arrastamento e esquartejamento, tortura, a roda, o cavalete, a fogueira, verdugos proliferando por toda parte trouxeram tanto prejuízo aos nossos costumes! Nossos senhores [...] colherão o que semearam.

(Graco Babeuf apud Robert Darnton. O beijo de Lamourette: mídia, cultura e revolução, 1990.)


a) Cite o evento histórico a que o texto 1 se refere e a situação sociopolítica e econômica a que esse evento se opôs.

b) Identifique o elemento comum aos dois textos e explique a última frase do texto 2.



Resolução

a) O evento histórico a que o texto 1 se refere é a Queda da Bastilha em 14 de julho de 1789, evento que marca o início da Revolução Francesa. A Bastilha era um símbolo do Antigo Regime francês, pois era o local usado como prisão para os opositores da monarquia. A tomada da Bastilha representou a derrocada do Antigo Regime francês (denominação usada para conjunto de características sociais, políticas e econômicas da França durante a Idade Moderna, entre os séculos XV-XVIII). No que se refere à situação sociopolítica, a França era uma Monarquia absolutista governada por Luis XVI e Maria Antonieta, que tornou-se um personagem símbolo da corte francesa ostentensiva que a Revolução destruiu. A estrutura social da França era estamental, sendo formada pelo Primeiro Estado (constituído pelo clero), pelo Segundo Estado (constituído pela nobreza) e pelo Terceiro Estado (formado por diveros setores da burguesia, camponeses, trabalhadores urbanos, sans-culottes, etc). O Estado francês preservava uma base essencialmente feudal, na qual o Primeiro e o Segundo estado possuíam privilégios como a pensões e isenção de impostos. Dessa forma, o quadro de descontentamento e insatisfação era geral, pois o Terceiro Estado (especialmente setores enriquecidos da burguesia) alegavam que custeavam um aparelho burocrático administrativo caro sem serem reconhecidos como cidadãos ou mesmo terem direitos políticos. O quadro de tensão da França pré-revolucionária foi agravado nos dez meses anteriores à Revolução quando os preços dos gêneros alimentícios sofreram um aumento significativo devido aos maus resultados das colheiras de 1787 e 1788.  Além disso, a participação da França em diversos conflitos militares como a Guerra dos Sete Anos (1756-1763) e a Guerra de Independência dos EUA (1776-1783) representou um expressivo aumento da dívida pública do país. Dessa forma, a Revolução Francesa se opôs à insustentável estrutura sócio-econômica estabelecida nos moldes do Antigo Regime, buscando uma alteração na estrutura do estado francês com o fim dos privilégios estamentais e a efetiva participação do Terceiro Estado nas decisões políticas. 

b) O elementos que pode ser observado nos dois textos é a presença da violência nas manifestações populares. Esse aspecto pode ser observado nos trechos "a cabeça de Flesselles, o rosto desfigurado pelo tiro de pistola que há pouco acabara com sua vida"  (texto 1) e em "Castigos de todos os tipos, arrastamento e esquartejamento, tortura, a roda, o cavalete, a fogueira, verdugos proliferando por toda parte trouxeram tanto prejuízo aos nossos costumes!" (texto 2). A última frase do texto afirma que "Nossos senhores [...] colherão o que semearam", fazendo uma alusão à possibilidade de vingança por parte do povo, que era submetido à uma rígida estrutura sócio-política que resultava em uma vida de privações e dificuldades, tais como maus-tratos, castigos e falta de privilégios como os desfrutados pelos estamentos superiores.