Logo UNESP

Questão 7 Unesp 2020 - 2ª fase - dia 1 - Humanas, Natureza e Matemática

Carregar prova completa Compartilhe essa resolução

Questão 7

Fatores climáticos Massas de ar (Climatologia) Atmosfera (Climatologia)

Circulação geral da atmosfera

ZCIT

(Zona de Convergência Intertropical)

(Fillipe T. P. Torres e Pedro J. O. Machado. Introdução à climatologia, 2011. Adaptado.)


a) Identifique as pressões atmosféricas nas latitudes 0º e 30º.

b) Explique a dinâmica da ZCIT e indique uma consequência de sua atuação.



Resolução

a) A latitute 0º corresponde à região da Linha do Equador, caracterizada pelo predomínio de baixas pressões atmosféricas ( área ciclonal) em função das altas temperaturas e umidade. O movimento do ar em áreas de baixa pressão é convergente e ascensional, o que favorece a formação  de chuvas.

Já as latitudes subtropicais, próximas à 30º, são áreas em que predominam as altas pressões atmosféricas (anticiclones) e isso favorece a diminuição da pluviosidade nesta faixa do Planeta, inclusive a maioria dos desertos estão localizados nessa região. O movimento do ar em anticiclones é de subsidência (descida) e divergente e tal padrão de movimento é o que favorece a diminuição da pluviosidade nestes locais.

b) A ZCIT, Zona de Convergência Intertropical, corresponde a uma faixa do planeta na qual ocorre a convergência dos ventos alísios de ambos hemisférios. Portanto, está relacionada à corrente ascendente da célula de Hadley (padrão de circulação atmosférica que ocorre entre as latitudes subtropicais e as proximidades da Linha do Equador).

Ao longo do ano a mudança das estações provoca alterações  na faixa do mundo onde ocorre a ZCIT, pois a sua formação está relacionada às altas temperaturas e umidade. Durante os equinócios (outono e primavera) a ZCIT está, aproximadamente , na Linha do Equador. Já em janeiro, verão do hemisfério sul, há um deslocamento desse fenômeno atmosférico em sentido ao sul do Equador, enquanto que em julho, o deslocamento ocorre em direção ao Hemisfério Norte (verão desse hemisfério).

Fonte:commons.wikimedia.org

A ZCIT configura-se numa área de baixa pressão atmosférica, logo, a principal consequência desse fenômeno é a formação de chuvas, que nesse caso é de padrão convectivo. Tais chuvas possuem grande relevância para as regiões do mundo afetadas por elas.