Logo UNESP

Questão 10 Unesp 2020 - 2ª fase - dia 1 - Humanas, Natureza e Matemática

Carregar prova completa Compartilhe essa resolução

Questão 10

Escola de Frankfurt

Texto 1

    No sentido mais amplo do progresso do pensamento, o esclarecimento tem perseguido sempre o objetivo de livrar os homens do medo e de investi-los na posição de senhores. Mas a terra totalmente esclarecida resplandece sob o signo de uma calamidade triunfal. O programa do esclarecimento era o desencantamento do mundo. Sua meta era dissolver os mitos e substituir a imaginação pelo saber. Francis Bacon, “o pai da filosofia experimental”, capturou bem a mentalidade da ciência que se fez depois dele. O saber que é poder não conhece barreira alguma. O que os homens querem aprender da natureza é como empregá-la para dominar completamente a ela e aos homens. Nada mais importa.

(Theodor W. Adorno e Max Horkheimer. Dialética do esclarecimento, 1985. Adaptado.)

Texto 2

    A crise ambiental para a qual o modelo insustentável de desenvolvimento do ser humano conduziu a Terra tem facetas preocupantes: as mudanças climáticas ameaçadoras e transversais, a perda dramática de biodiversidade, a redução drástica da água doce disponível, a poluição letal do ar, a profusão de plásticos nos mares e oceanos, a pesca excessiva.

(Esther Sánchez e Manuel Planelles. “As mudanças sem precedentes necessárias para evitar uma catástrofe ambiental global”. https://brasil.elpais.com, 13.03.2019. Adaptado.)


a) Com base no texto 1, explique o que seria o “desencantamento do mundo” e o “programa do esclarecimento”.

b) Relacione o princípio da ciência moderna, presente no texto 1, com a “crise ambiental”, descrita no texto 2.



Resolução

a) O "desencantamento do mundo" (ou "desmagificação" do mundo) é o processo histórico descrito por Max Weber em que deixa de ter força na civilização ocidental a ideia de um mundo cheio de mistérios, permeado de forças ocultas que podem ser manipuladas pela magia. Nessa perspectva, tudo que existe pode chegar um dia a ser conhecido pela racionalidade humana. Caso se deseje modificar a realidade, essa modificação deve se dar pela aplicação do saber científico, não por procederes magicos ou religiosos. No texto 1, o conceito é descrito como "dissolver os mitos e substituir a imaginação pelo saber." O "programa do esclarecimento" é conhecer para poder "dominar completamente" a natureza e aos homens. Neste projeto, saber é poder, e este saber "não conhece barreira alguma".

b) Desde seus primórdios,  a ciência moderna se norteou pelo princípio de observar e conhecer a natureza, os seus mecanismos e seu funcionamento. É um princípio fundamental do saber científico a idea de que a razão humana é capaz de conhecer e explicar o mundo. Essa valorização da razão é parte importante do "esclarecimento" abordado pelo texto de Adorno e Horkheimer. Para os filósofos, há uma dimensão do  esclarecimento, que eles nomeiam "razão instrumental", que deseja conhecer e explicar por conta de uma motivação específica, que é "aprender da natureza (...) como empregá-la para dominar completamente a ela e aos homens" e investir os homens "da posição de senhores". Esta razão converte a natureza em algo que existe para servir aos desígnios humanos, que portanto pode ser modificada ou explorada ao bel-prazer de nossa espécie. A grave crise ambiental em que nos encontramos é reflexo desta matriz de pensamento, que não entende os seres humanos como parte do todo da natureza, mas sim como senhores destacados dela, que podem usá-la de forma ilimitada.