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Questão 11 Unesp 2020 - 2ª fase - dia 1 - Humanas, Natureza e Matemática

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Questão 11

Kant (FSH)

Texto 1

A Estética sob o aspecto de mera “ciência da sensibilidade” chega ao seu fim no século XX e é progressivamente substituída por um discurso que conjuga racionalidade e afetividade. Agora será preciso tentar compreender aisthesis não mais através da dicotomia tradicional entre senso (razão) e sensível (afetividade), mas como uma experiência simultânea de percepção sensível e percepção de sentido (racional).

(Charles Feitosa. Explicando a filosofia com arte, 2004. Adaptado.)

Texto 2

Inicialmente Kant opera com o termo estética na Crítica da razão pura segundo o significado de conhecimento sensível, no campo da teoria do conhecimento. Nessa obra, a estética designa uma importante parte da teoria do conhecimento. Segundo Kant, “sem sensibilidade nenhum objeto nos seria dado, e sem entendimento nenhum objeto seria pensado. Pensamentos sem conteúdo são vazios, intuições sem conceito são cegas”. O conhecimento possui duas partes.

(Marco Aurélio Werle. “O lugar de Kant na fundamentação da estética como disciplina filosófica”. In: Doispontos, vol. 2, no 2, outubro de 2005. Adaptado.)


a) Qual o principal objeto de investigação filosófica da disciplina Estética? Por que a Estética é tradicionalmente associada à sensibilidade?

b) De acordo com o texto 2, quais são as “duas partes” do conhecimento? Qual a importância da estética na produção do conhecimento?



Resolução

a) A Estética é o campo de discussão filosófica geralmente associado às discussões sobre o belo. Desta forma, ela se desenvolve em torno de  explicitar os critérios pelos quais julgamos a aparência das coisas, ou seja, como formulamos juízos favoráveis ou desfavoráveis a partir do que se apresenta  aos nossos sentidos. Assim, faz parte da história do pensamento que seja associada à sensibilidade, ou seja, à faculdade de recepção das impressões dos sentidos.

b) Segundo o texto 2, as duas partes do conhecimento são a sensibilidade e o entendimento. A estética investiga justamente a faculdade da sensibilidade, que é responsável por oferecer objetos ao pensamento.