A Terra recebe energia do Sol principalmente na forma de luz visível, que abrange comprimentos de onda na faixa de 400 nm (cor violeta) até 800 nm (cor vermelha), os quais são percebidos como as cores do arco-íris.
Sabendo que, na região da luz visível, a irradiância espectral da luz do Sol, no nível do mar, é aproximadamente constante, com o valor de , e que cerca de 5/6 dessa luz solar é absorvida pela água do mar, responda:
a) Qual a cor da luz solar do espectro visível que terá maior potência por área no nível do mar? Justifique a sua resposta.
b) Qual a variação de temperatura que a luz vermelha de 800 nm provoca quando incide durante 1 h na área de em uma faixa de 20 cm de profundidade de água do mar?
Considerando o caráter corpuscular da luz, sabe-se que cada fóton tem energia relacionada à constante de Planck (), à velocidade da luz () e ao comprimento de onda da luz (), ou seja, . Com base nessas informações, responda:
c) Quantos fótons da luz vermelha de 800 nm atingirão essa área de da água do mar em 1 s?
Note e adote:
Irradiância espectral da luz é uma grandeza física definida pela potência da luz por área, dividida pelo comprimento de onda da luz (λ), ou seja, .
Considere que o produto da constante de Planck pela velocidade da luz () é igual a , a densidade da água do mar é e o calor específico da água do mar é .
Assuma também que toda a energia absorvida pela água do mar é convertida em calor.
a) A potência por área () para um comprimento de onda específico pode ser obtida a partir da definição de irradiância espectral dada no enunciado. Reorganizando a fórmula , obtemos a potência por área como
(1)
O enunciado afirma que a irradiância espectral é aproximadamente constante para toda a região da luz visível, , portanto, a potência por área é diretamente proporcional ao comprimento de onda:
Assim a luz com o maior comprimento de onda dentro da faixa visível terá a maior potência por área. A faixa do visível vai de 400 nm (violeta) a 800 nm (vermelho), com isso o maior comprimento de onda é , que corresponde à luz vermelha.
b) Usando a relação (1), a potência incidente por área para luz vermelha é
Substituindo os valores e :
(2)
A área incidente é . Assim, a potência incidente total é:
A fração absorvida é . Toda a energia absorvida é convertida em calor sensível, então a potência que aquece a água é dada por
A massa de água a ser aquecida é calculada pelo volume vezes a densidade, . A profundidade é ; com isso, o volume dado pela área superficial vezes a profundidade é
Por fim, a massa de água é dada por
Convertendo a massa para gramas, pois o calor específico está em , resulta em
(3)
A potência é a taxa temporal com que a energia é transformada em calor, nesse caso:
Com o tempo ,
(4)
A relação entre calor , massa , calor específico e variação de temperatura é
Substituindo os valores encontrados anteriormente em (3) e (4), com , temos
A variação de temperatura é de .
c) Para determinar a energia de um fóton será utilizado a relação e o valor fornecido :
A potência por área na luz vermelha foi calculada no item (b) na equação (2):
Para uma área ,
A energia total incidente em é:
O número de fótons é a energia total dividida pela energia de um único fóton:
O número de fótons que atingirão a área em 1 s é .