Logo FUVEST

Questão 40 Fuvest 2020 - 1ª fase

Carregar prova completa Compartilhe essa resolução

Questão 40

textos literários

Uma planta é perturbada na sua sesta* pelo exército que a pisa.

Mas mais frágil fica a bota.

Gonçalo M. Tavares, 1: poemas.

*sesta: repouso após o almoço.


O ditado popular que se relaciona melhor com o poema é:



a)

Para bom entendedor, meia palavra basta.

b)

Água mole em pedra dura tanto bate até que fura. 

c)

Quem com ferro fere, com ferro será ferido.

d)

Um dia é da caça, o outro é do caçador.

e)

Uma andorinha só não faz verão.

Resolução

a) Incorreta. O ditado popular “Para bom entendedor, meia palavra basta” faz referência a uma situação em que um subentendido pode ser recuperado pelos interlocutores, que mantêm algum tipo de conhecimento compartilhado. Não é possível identificar como essa condição se aplica ao poema, uma vez que a dinâmica nele retratada remete a relações de poder, e não de troca.

b) Incorreta. O ditado popular “Água mole em pedra dura tanto bate até que fura” aponta para uma situação de persistência, em que o mais fraco, por meio de uma luta ininterrupta, consegue vencer o mais forte. Entretanto, no poema, vê-se a situação inversa: o mais forte (a bota) exercendo sua força sobre o mais fraco (a planta).

c) Incorreta. O ditado popular “Quem com ferro fere, com ferro será ferido” remete à ideia de que uma agressão será respondida com outra na mesma proporção. No poema, isso não ocorre, já que a força aplicada pelo exército sobre a planta é superior à força que a planta exerce sobre a bota.

d) Correta. O ditado popular “Um dia é da caça, o outro é do caçador” aponta para uma alternância que pode ser verificada no poema: no momento inicial (“Uma planta é perturbada na sua sesta pelo exército que a pisa”), a planta pode ser interpretada como o lado mais fraco da disputa, ou seja, a caça. Já num segundo momento (“Mas mais frágil fica a bota”), após ser agredida, a planta é capaz de causar dano à parte mais forte, ou seja, o caçador. Logo, existe uma diminuição do desequilíbrio de forças entre os dois sujeitos, assim como ocorre no ditado. Numa interpretação mais ampla, a caça pode ser associada à população civil, constantemente reprimida por forças militares, sendo estas representativas da figura do caçador. Assim, no momento em que as forças militares são fragilizadas, a população civil ganha poder por meio da resistência.

e) Incorreta. O ditado popular “Uma andorinha só não faz verão” relaciona-se à noção de que a união é necessária para que mudanças significativas aconteçam. Esse ditado não se articula diretamente ao poema, uma vez que, nele, um único indivíduo (a planta) foi capaz de provocar alguma mudança nas estruturas que o rodeiam (a bota fica mais frágil).